O atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi eleito nesta sexta-feira, 12, para a presidência do Conselho de Administração do Banco do Brasil. A indicação é da presidente da instituição financeira, Tarciana Medeiros.
Galípolo também foi indicado pelo governo para ocupar a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), cargo que permite sua participação em decisões sobre a taxa básica de juros — constante alvo de críticas de alas do governo e do próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Contudo, para assumir o cargo no BC, o indicado do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisa ser aprovado pelo Senado. Caso seja aprovado como diretor de Política Monetária, o economista será um dos integrantes do Comitê de Política Monetária (Copom).
Indicado para o Banco do Brasil e para o Banco Central
O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), afirmou na terça-feira 9 que as sabatinas dos indicados para a diretoria do Banco Central devem ocorrer antes da próxima reunião do Copom, marcada para 20 e 21 de junho.
Haddad anunciou, na segunda-feira 8, que o governo indicaria Gabriel Galípolo para a Diretoria de Política Monetária e Ailton Aquino para a Diretoria de Fiscalização do Banco Central. As indicações precisam da aprovação do Senado para ter validade.
O que será que ele fará pelo MST?
Isso e absurdo…o cara vai definir politica monetária, participar do copom e ser membro do conselho de um banco com acoes em bolsa???? So pode ta de brincadeira…
Deve escolher um cargo ou outro , diste incompatibilidade entre as funções.
Como diretor de Política Monetária do Banco Central pode ser Presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil ?
Por um lado, tem poder na decisão das taxas de juros de mercado, por outro, tem informação privilegiada em relação aos outros bancos, uma vez que tem a informação antecipada.
TOTAL IMPARCIALIDADE.
Espero que o CONGRESSO impugne o nome dele para o BC na famosa SABATINA.
Veio pra armar esquema ou resolver os problemas?