O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Marco Edson Gonçalves Dias, sabia do risco dos atos de vandalismo praticados em 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O general Dias já chefiou anteriormente o esquema de segurança pessoal do presidente Lula. A informação é da revista Veja, que teve acesso a um conjunto de mensagens que revelariam ter ocorrido “no mínimo negligência, imprudência e omissão de autoridades lotadas no próprio Palácio do Planalto, particularmente no GSI”.
As mensagens foram trocadas em um grupo de WhatsApp utilizado pelo GSI e pelo Comando Militar do Planalto (CMP) para combinar procedimentos operacionais. Em 6 de janeiro, aconteceu uma reunião de representantes de segurança do Distrito Federal (DF), do governo Federal, do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. O encontro serviu para montar um plano de segurança para o protesto que estava sendo convocado para o fim de semana.
A decisão unânime foi contra a autorização de manifestantes na Esplanada dos Ministérios. Contudo, nas redes sociais algumas pessoas já falavam sobre a possibilidade de ações radicais. Para o GSI, no entanto, a situação poderia ser tratada como “normalidade”.
Em uma mensagem ao CMP, o órgão informou que não havia a necessidade de reforço da segurança do palácio naquele fim de semana. “Os órgãos de inteligência aguardam monitorando a capital. Qualquer mudança de cenário, informaremos de pronto“, comunicou o GSI.
GSI dispensou o Pelotão de Choque
A mensagem foi encaminhada às 14h59 do dia 6. Quase três horas depois, Garcia enviou outra comunicação ao CMP: “O secretário de Segurança e Coordenação Presidencial, general Carlos Feitosa Rodrigues, agradece o apoio dos dragões no hoje. Pelotão de Choque pode ser liberado da prontidão“. Há sempre um pelotão para proteger o Palácio do Planalto. Eles devem estar prontos para ser acionados em casos de necessidade. Mas, dessa vez, o pelotão foi liberado.
Desse modo, no fim de semana do ataque, a proteção do local ficaria sob responsabilidade de um contingente de cerca de dez homens, que atuariam como “vigilantes”. Eles iriam se revezar na rampa de acesso e nas guaritas ao redor do prédio.
No sábado 7, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) elaborou um relatório alertando sobre o risco de ataque à Praça dos Três Poderes. Conforme o jornal Folha de S.Paulo, o aviso da Abin informava que as convocações para os “atos violentos e as tentativas de ocupações de prédios públicos” continuavam acontecendo.
Segundo o jornal O Globo, a Polícia Federal enviou um ofício ao ministro da Justiça, Flávio Dino, advertindo que o grupo pretendia “promover ações hostis e danos” “contra os prédios dos ministérios, do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF”.
Mesmo com todos os avisos, não houve nenhum pedido de reforço. “Não houve mais nenhuma manifestação no grupo sobre o assunto até o dia seguinte”, informou a Veja. No domingo, o GSI percebeu que acontecia um movimento de manifestantes próximo ao Congresso. Nesse horário, muitas pessoas estavam em frente ao quartel-general de Brasília, iniciando uma caminhada até a Esplanada.
Segurança foi deixada para apenas 15 homens
Segundo a revista Veja, ao contrário do que foi combinado na reunião da sexta-feira, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou a entrada dos manifestantes na Esplanada. Havia somente uma barreira para impedir o acesso deles à Praça dos Três Poderes. Quase ao meio-dia, o GSI enviou uma mensagem ao CMP pedindo o apoio de um pelotão de choque. No texto, era informado que apenas 15 agentes estavam no local.
Às 13 horas, os manifestantes se dirigiram ao Planalto. Às 15h30, os atos de vandalismo começaram e se estenderam por mais de uma hora. A Tropa de Choque entrou em ação, mas, devido ao número de vândalos depredando os Três Poderes, não conseguiram conter a destruição.
Para o governo Lula, o ato foi uma “tentativa de golpe”. O petista, inclusive, acusou os militares — parte deles lotada no GSI. Até o momento, o general Dias não se pronunciou sobre as suspeitas do presidente. O órgão, contudo, também não se defendeu. Apenas disse que vai se manifestar depois do resultado das investigações.
Tudo combinado! Um grande teatro em que os patrocinadores são do próprio Governo Federal, por intermédio do Ministério da Justiça e do GSI. Agora jogam toda a responsabilidade nos Órgãos Distritais (GDF). Grande Orquestração para o molusco colher dividendos políticos com a destruição do patrimônio público. Para a esquerda, os fins justificam os meios.
É por isso que o Lula não quer uma CPI, tudo foi planejado entre os diversos órgãos do governo e da segurança de Brasília para dar boas vindas aos manifestantes e até direcionar para os prédios invadidos. A CPI poderia verificar se as imagens das câmeras internas batem com a cara dos supostos invasores presos, caso contrário evidenciar a presença de infiltrados. A CPI poderia derrubar todas as ações ilegais do xandão. É por isso que o PT não quer uma CPI
Faz assim, botamos nossos infiltrados “blecblocs” no meios desse manifestantes, tudo de camisa verde amarela, bandeira amarrada. Coloca os violentos, galera da facçao, da invasao.
-Vamos afrouxar a segurança, p/ nao impedir, orientar quebrarem tudo que ver.
-Demorar p/ enviar reforço
-Combinar com a Globo, cobrir tudo e dizer que sao os violentos manifestantes a mando de bolsonaro – Enchendo de patrocinio, propaganda de estatal, e proteçao fiscal para atores, jornalistas… familia marinho…. óbvio
– Culpamos td mundo e prendemos sem investigar, vao reclamar mas e daí.
– Passa um rodo e leva uns mil presos – é ilegal vao reclamar mas e dai, xandao assume
– Libera os nossos infiltrados que cairem na rede, e carimbamos na testa os amarelinho de direita que ficarem, mostrando na praça publica a cara deles.
– Agir como vitimas e culpar os descontentes de bandeira verde amarela terroristas,
– Aproveitamos a deixa e ja altera leis p/ ferrar c todo tipo de descontente.
– Depois, recompensa com cargos, promoções, contratos… alvará de soltura, vista grossa p/ PCC, e outras facções amigas, ou quem colaborar
– Engavetar aqueles processos de corrupçao do 1° escalao… propina p demais
– Depois.. bom… que se dane, vamos fazer a limpa do cofre enquanto dá.
JÁ PASSOU DA HORA DO OBESDINO PASSAR VERGONHA… ATÉ A “VEJA” COMEÇOU A ENTREGAR OS PODRES… VAI ENTENDER…
Abertura de portas com certeza.
“Qualquer ato de violência física, em política, é apenas propaganda, preparando jogadas de poder mais decisivas. Para saber quem o planejou e comandou, basta averiguar quem tirou proveito político dele nos dias que se seguiram. Esta regra é praticamente infalível”.
Olavo de Carvalho (1.947 – 2022) escritor, conferencista, ensaísta, autor, professor, jornalista e filósofo.
as evidências estão indicando que a Revolta dos Manés foi mesmo provocada por agentes públicos, tendo o comunista DinoSauro como principal suspeito – se foi mesmo uma “armação”, o idiota-chefe que organizou a coisa não levou em conta que não estamos mais vivendo em uma época (Anos 30) em que esse tipo de golpe funcionava – estamos vivendo agora na era do Quinto Poder (redes sociais) em que, apesar da censura das Big Techs, cada telefone celular transformou-se em uma estação de TV, cada tia do zap ou um tiozão do churrasco tem mais credibilidade que jornalistas profissionais e não há meios de controlar (censurar) essa coisa.
oi
Há de se questionar também a possibilidade de ter havido total incompetência dos (i)responsáveis por manter a ordem pública. Vídeos de soldados do exército sendo comandados por PM desesperado de ver tanto despreparo, a ponto de um recruta não saber como destravar um lançador de bombas de efeito moral, viralizaram nas redes sociais. Patético… Ainda bem que nossos países vizinhos tem forças armadas mais despreparadas que as nossas. Nossas ffaa não seriam páreo para um batalhão do exército ucraniano ou um único porta aviões americano. Quem fez serviço militar sabe disso.
Cada vez mais claro que essas ações foram planejadas e facilitadas para que os petistas e STF tivessem seu Reichstag. Que uma CPI seja montada para esclarecer tudo. Que as instituições que ainda respiram por aparelhos investiguem e joguem luz sobre o caso. Centenas de brasileiros pacíficos, responsáveis e produtivos foram presos injustamente e estão sendo criminalizados por um “bando de incapazes capazes de tudo”, como diz o grande Augusto Nunes.
Vimos que as FFAA não nos protege . Ainda assim, nos resta um baluarte democrático para impedir que um mal maior recaia sobre nossa nação . O novo Congresso, que terá uma grande renovação, deverá ser monitorado por todos aqueles que votaram em seus candidato, para barrar os atos ilegais desse novo governo. A demonstração de poder do congresso será a aprovação de uma CPI para investigar profundamente o que aconteceu no dia 8 de Janeiro.
Essa CPI , sendo bem conduzida , automaticamente irá conduzir o governo para o canto enquanto ela durar. E, se ficar provado aquilo que a grande maioria de nós pensamos sobre o que de fato ocorreu, esse governo acaba .
Certos estão o GSI e o general Dias em não se pronunciar até termos uma investigação completa e (esperamos!) de qualidade. Bater boca, tirar o foco e criar narrativas é a especialidade do grande falador que ocupa a presidência. Eu também não entro nessa.
O fato é: a depredação só prejudicou a chamada “direita”, o ex ministro Anderson Torres, o ex-presidente Bolso e os brasileiros pagadores de impostos (maioria não apoia o ex-presidiário). Nem menciono a imagem do País no exterior porque esta já está manchada com a soltura e “eleição” do maior corrupto da nossa história. Para mim não tem vergonha maior.
Está claro que houve por parte do governo federal omissão e facilitação para que os atos de vandalismo acontecessem. Moraes, se fosse imparcial, já deveria ter prendido uns cinco integrantes do ministério da justiça e do GSI, começando por Dino!
Abertura de portas, pois só assim poderiam efetuar prisões como arpegoaram nos discursos (certo ministro) a semana toda.
Essa história ainda está mal contada. Todos estavam avisados. Omissão ou abertura de portas?
Nenhuma, foram terroristas que invadiram quebraram tudo, idosos, adolescentes, uns tio de 50 anos com mascara de gas, tatuagem de cadeia, pé de cabra… ops, perai. mesmo estilo dos comunistas pichadores.. O pelota tava de folga pq… mereciam né. O PT jamais faria isso, nunca… pergunta p celso daniel… ops… n da..