A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) enviou avisos diários ao governo do Distrito Federal informando sobre os riscos de vandalismo que o Estado corria. A informação foi confirmada por Oeste com uma fonte interna da agência.
O papel da Abin não era cobrar o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) nem o ministro Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública, para que eles tomassem alguma atitude acerca da invasão na Esplanada dos Ministérios, ocorrida na tarde do domingo 8.
Relacionadas
Tanto Dino quanto Rocha foram avisados. Conforme o ministro, o governador teria modificado o plano inicial de bloquear a Esplanada. Isso permitiu a entrada dos manifestantes no local. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram depredados por completo.
Segundo o Ministério da Defesa, pouco mais de 200 pessoas foram presas no local. Nesta segunda-feira, 9, cerca de 1,2 mil manifestantes que estavam em frente ao quartel-general de Brasília foram detidas pela polícia e estão no ginásio da Polícia Federal.
Relacionadas
Ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança pública do DF. Em seguida, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento de Rocha por 90 dias. Procurada por Oeste, a assessoria do governador não respondeu até a publicação desta reportagem.
Estamos vivendo em um estado de exceção onde a Censura Prévia, condenada e proibida pela nossa Carta Magna, continua vigorando! Esse estado de coisas continua acontecendo Não vemos o respeito ao Estado Democrático de Direito nem as liberdades individuais que nos é garantido enquanto inconstitucionalidades ocorrem há muito tempo! Isso é uma vergonha!
Então o STF vai afastar o Flávio Dino também ?
Entendo que não! O cara é um protegido do sistema!
É claro q o Dino Sauro ignorou. Os cupinxas infiltrados estavam sob ordem da esquerda….canalhas!
Avisos convenientemente ignorados e engavetados. Mas que propício hein? A esquerda não podeira perder uma oportunidade dessas. Aprenderam bem com o acontecimento de Washington.