publicidade
Política

Gilmar, Barroso e Moraes lideram ranking de imagem negativa no STF

Pesquisa AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, mostrou que os 11 ministros da Corte têm saldos negativos de imagem

Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, em sessão no Supremo Tribunal Federal / foro privilegiado
Os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, em sessão no Supremo Tribunal Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 14, pela Altas/Intel mostra que todos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm imagem negativa superior à positiva.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

Embora Alexandre de Moraes tenha a melhor avaliação positiva (49%), ele é o terceiro com maior imagem negativa (51%). O maior porcentual de imagem negativa é do decano da Corte, Gilmar Mendes, com 56%. Gilmar também tem o maior saldo negativo de imagem: a diferença entre os que têm imagem positiva dele (29%) e os que não têm é de 27 pontos porcentuais.

+ Em meio à queda de popularidade, STF promove evento com influenciadores

O segundo maior porcentual de imagem negativa é de Luís Roberto Barroso, presidente do STF, com 53%. Sua avaliação positiva é de 36%.

Avaliação dos ministros do STF - 14/08/2025 | Foto: Reprodução/Atlas/Intel
Avaliação dos ministros do STF – 14/08/2025 | Foto: Reprodução/AtlasIntel

A menor imagem positiva é de Nunes Marques, que também lidera o porcentual dos que não souberam responder à pesquisa.

Evolução da imagem dos ministros do STF

A pesquisa também mostrou a evolução da avaliação da imagem de cada ministro do STF. A avaliação negativa caiu para a maioria dos ministros em relação à pesquisa de setembro do ano passado: Cármen Lúcia (49% para 46%), Moraes (51% para 49%), Flávio Dino (53% para 50%), André Mendonça (46% para 40%), Gilmar (59%para 56%), Dias Toffoli (55% para 50%) e Nunes Marques (54% para 44%).

Para quatro ministros, a imagem negativa aumentou: Cristiano Zanin (46% para 48%), Barroso (48% para 53%), Edson Fachin (47% para 48%) e Luiz Fux (39% para 46%).

Evolução da avaliação dos ministros do STF – 14/08/2025 | Foto: Reprodução/AtlasIntel

Leia também: O tirano do Brasil, reportagem de Silvio Navarro e Cristyan Costa publicada na Edição 280 da Revista Oeste

4 comentários
  1. Daniel BG
    Daniel BG

    Tem o quieto, o canetada, o CEP errado. Sempre às sombras.

  2. Edemilson
    Edemilson

    o boca de sapo, boca de veludo e o cabeça de ovo kkkkkkkkk

  3. Osmar Martins Silvestre
    Osmar Martins Silvestre

    A única interpretação possível para essa pesquisa é que os entrevistados avaliaram positivamente quem aparece mais no noticiário, sem se preocupar em avaliar o que o cara está fazendo, ou o que deveria fazer e não faz. Quem não acompanha ou não entende como a coisa deveria funcionar, dá trabalho para aprender, vota assim. É o grande problema do Brasil. O eleitor vota no nome que ele ouve mais, o critério é só esse. O resultado está aí para qualquer um ver.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.