O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes declarou, nesta sexta-feira, 5, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem responsabilidade política pelos atos do 8 de janeiro.
De acordo com o magistrado, o governo do ex-presidente “incentivava algum tipo de anarquia, especialmente no que diz respeito às forças policiais”.
“A responsabilidade política [de Bolsonaro] é inequívoca”, disse Mendes em entrevista à agência de notícias AFP. “Eu acredito que até mesmo os militares não retiraram esses invasores por conta de algum estímulo que havia por parte da Presidência da República.”
O ministro do STF procurou medir suas palavras ao se referir à responsabilidade jurídica do ex-presidente, um aspecto que ainda “está em julgamento”, segundo ele.
Bolsonaro negou envolvimento
Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliar se há elementos suficientes para denunciar Bolsonaro no inquérito que investiga os responsáveis pela manifestação na capital.
A PGR analisa se o ex-presidente instigou seus apoiadores contra as instituições e incentivou a não aceitação dos resultados eleitorais.
Se for denunciado, mesmo sem ocupar mais o cargo de presidente, Bolsonaro será julgado pelo STF, já que o tribunal mantém sob sua jurisdição todas as investigações e ações relacionadas aos atos de 8 de janeiro.
O ex-presidente, que no momento dos fatos estava nos Estados Unidos, negou qualquer responsabilidade.
Mendes também destacou que os ataques frequentes de bolsonaristas às urnas eletrônicas seria uma estratégia para questionar o resultado das eleições em caso de derrota.
+ Leia as últimas notícias sobre Política no site de Oeste
STF virou partido político? Parece.
Só pode ser tara. Também, quem mandou Bolsonaro enfrentar os supremos ministros?
Gilmar, Gilmar!!! Você (não vou chamá-lo de Excelência, por acreditar não merecer este título) sempre age com parcialidade. Não é confiável até em suas decisões, ainda nais em declarações.
Narrativas, narrativas. Boca de sapo, cujo rabo pode ser rastreado até as profundezas do pântano não tem nenhum compromisso com a verdade. Somente com a agenda criminosa da esquerda, que passa por tentar inventar uma narrativa que cole. Boca de sapo näoun é fássio
Se os três poderes são independentes e harmônicos, por que então os membros desses tribunais superiores são escolhidos pelos outros dois? Só aí já começa a primeira incoerência. Não seria mais coerente serem escolhidos por membros do próprio judiciário, através de eleições? Pelo menos diminuiria o risco de se elegerem essas criaturas psicopáticas que vemos aí hoje. É verdade que a internet, pelas redes sociais, deu voz a muitos idiotas e como deu, mas também pôs a lume esses malucos que vemos aí que, sem essas redes sociais, jamais saberíamos os tipos que habitam aqueles antros infernais.
Pensava que Magistrado só falasse nos autos. Com essa declaração, estará impedido para julgar Bolsonaro? ou isso é só para os outros?
Verdade.
A relação entre o poder presidencial legítimo está inversamente relacionado com a ascensão do poder administrativo ou burocrático ilegítimo. Temos um impostor na presidência do Brasil e sendo dirigindos sob a influência de psicopatas na encruzilhada da liberdade e da servidão.
Aqueles entre nós cujas decisões são total ou parcialmente impulsionadas pelas decisões dos psicopatas do STF podem muito bem recusar-se a admitir o problema enquanto passam assobiando pelo cemitério da individualidade e da liberdade. Para aqueles de nós que não conduzem sob a influência dos psicopatas, ao olharmos pelo para-brisas para a encruzilhada da liberdade e da servidão que temos pela frente, temos a sensação de que o tempo abranda à medida que uma colisão se aproxima.
Concordo.
Ah, claro! O Bolsonaro sempre é o culpado de tudo ????
Inequívoca, foi a atuação desse tribunal na trama para tirar da cadeia e eleger o verme carniça , por saberem que nenhum outro candidato venceria o Bolsonaro no voto ! Aliás vergonhosa e injusta tramaram, sabotaram durante quatro anos o presidente mesmo assim deixou um legado de realizações nomeou ministros íntegros, competentes que mudaram o rumo do desenvolvimento . Agora temos um pato manco subserviente ao sistema que o elegeu e o Brasil refém dessa quadrilha.
Um pária.
Esse psicopata tem muita culpa no cartório, isso explica a mudança radical de posição, ele está na mão de alguém.
O sistema corrupto e corruptor vai cometer qualquer crime que for necessário para excluir Bolsonaro das eleições de 2026.
A narrativa do sapo papudo togado não tem qualquer lógica, mas a lógica e a lei não tem qualquer importância em uma “democracia” imposta por corruptos e corruptores.
Se a lógica e a lei tivessem alguma validade, estas perguntas teriam que ser feitas incialmente para checar a viabilidade dessa narrativa cretina do Gilmar:
1. Houve algum registro de insubordinação por parte de militares ou policiais?
2. Esse militares ou policiais que por acaso tenham se insubordinado e não cumprido ordens de agir para impedir o vandalismo de 8/01/2023 estavam sob o comando de quem?
3. Por que durante um ano inteiro ninguém reclamou, sequer mencionou tal insubordinação?
Como um boca de sapo boi deste, diz umas asneiras destas. O presidente era o luladrão e seus comparsas. Ficaram mais de um mes em Brasília, no tal governo de transistao e não descobriram nada mais uma prova de incompetencia desta quadrilha. Agora fica estes ladrões falando besteira para justificar os roubos. Estas pragas que furadan com cachaça mata. O revolta que da na gente.
Ué, mas não foram os próprios militares que recolheram os manifestantes e os colocaram em ônibus que os levaram à prisão?
Somos para mais de 212 milhões de brasileiros absolutamente reféns de menos de 1 dúzia de cidadãos: alguns poucos ministros do STF, políticos em postos chaves e comandantes das FA.
Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Barroso e o ex-ministro Lewandowski, foram aos seus modos – o de indivíduos com alto grau de psicopatologia -, os principais responsáveis pela distopia que destrói o Brasil.
Só se pode entender tamanha influência de quantidade ínfima de psicopatas na dinâmica de um país como o nosso, naturalmente, dado o auxílio permanente da máquina de distorção da realidade: a imprensa venal, seus artistas de ponta e a classe de agentes doutrinadores nas escolas e academias.
Imagino que a maioria de nós possui capacidade para entender o mal que esse núcleo pervertido faz ao Brasil!
o cara já condenou o Bolsonaro sem mesmo existir denuncia pela PGR. condenado sem crime estabelecido.
A turma do STF está assim,se deduzem algo já vale como prova.
Desde q perdeu a eleição no final de Outubro Bolsonaro não falou nada. Muito tempo depois ele se resignou e mandou o povo tocar a bola pra frente e ao final de Dezembro foi para os EUA sem passar a faixa. Ninguém poderá esquecer do pronunciamento do Mourão no último dia de 2022 em cadeia nacional de rádio e tv, ou seja, fez isso qdo o Bolsonaro já estava fora. Portanto, apontá-lo como articulador do 08/01/2023 é uma forçação de barra. A afirmação do beiçudo, q trabalha 80% do tempo no próprio negócio e 20% para o ésseteéfe, q Bolsonaro tem responsabilidade política é o mesmo q multiplicar zero por 4 quatrilhões. Continua dando zero e não adianta insistir.
Hoje é o 5° dia do ano e vejam quanta Fake News o PT, Luladrão e sua imprensa e seu tribunal de estimação já produziram neste ano novo. A estratégia é essa. Ocupar a mídia todos os dias com mentiras e factoides atacando a direita e seu maior nome hoje. Agora, isso é uma cortina de fumaça, pois enquanto os de sempre fazem isso, um outro grupo está arrumando esquemas para arrombar os cofres públicos e se perpetuar ainda mais no poder. Só q o publico não vê isso, pois se atina nessas mentiras contadas diariamente por eles. Assim tentam nos fazer esquecer dos testes de COVID 700% mais caros, dos gastos bilionários com viagens, das inúmeras mordomias, do massivo aumento dos impostos, da ressurreição de impostos já mortos como imposto sindical, dpvat, pis/cofins no diesel, e tantos outros. Tentam também nos desviar a atenção para o descobrimento da real mídia digital do ódio q é da esquerda. O fato é q o jogo deles já está muito manjado!!!
Dia 08/01/2023 quem era o presidente era Lula e o G. Dias que estava no Palácio do Planalto orientando os msnifestantes
Desejo que num curto espaço de tempo este Juíz Margina seja preso e cumpra sua pena.