O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “resgatou a democracia” do Brasil. O magistrado deu a declaração em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa É Notícia, da RedeTV, na última quinta-feira, 30.
“A sua eleição foi esse resgate”, disse Gilmar, referindo-se à vitória do petista em 2022. “Não sei imaginar o que seria do Brasil com a reeleição de Bolsonaro. Ou até consigo imaginar, mas a minha imaginação não é positiva.”
A economista Renata Barreto compartilhou em suas redes sociais o trecho da declaração do ministro. “Em qualquer país sério, esse tipo de declaração, vinda de um juiz de Suprema Corte, seria um escárnio”, disse Renata. “No Brasil? Só mais um dia normal.”
Em entrevista dada ao petista Kennedy Alencar na quinta-feira, Gilmar Mendes declarou: LULA RESGATOU A DEMOCRACIA NO BRASIL e que não conseguiria imaginar o que aconteceria se Bolsonaro tivesse vencido. ????
— Renata Barreto (@renatajbarreto) December 2, 2023
Em qualquer país sério esse tipo de declaração vinda de um juiz de… pic.twitter.com/so7XJ3gwV3
A recente declaração de Gilmar vai na contramão do que disse o próprio ministro, nove anos atrás, no auge da Operação Lava Jato. Em 2014, a força-tarefa começava a desmantelar os esquemas de corrupção dos governos petistas.
“Os fatos em si mesmos são chocantes”, disse o ministro, na época. “Quando julgávamos o Mensalão, todos destacávamos que se tratava do maior escândalo de corrupção do Brasil. Agora estamos vendo que, nas delações premiadas, alguns poucos delatores aceitaram devolver US$ 500 milhões. Isso mostra um modelo de cleptocracia instalada.”
Ao fim da operação, mais de R$ 15 bilhões foram devolvidos aos cofres públicos. Lula, a quem Gilmar elogiou em entrevista recente, chegou a ser condenado em três instâncias e por nove juízes diferentes. O petista acabou solto um ano antes das eleições de 2022.
Agora, Gilmar Mendes diz que é amigo de Lula
Na entrevista a Kennedy Alencar, o ministro do STF também disse que tem amizade com o presidente da República. “O senhor é amigo do Lula? Como é essa relação?”, perguntou o jornalista. “Sinto-me amigo dele, sim”, respondeu Gilmar. “Tenho uma grande admiração por ele.”
O magistrado disse que Lula e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso “são os dois grandes estadistas” do Brasil da atualidade. “Aqueles que nós reverenciamos”, acrescentou.
O ministro do STF disse que suas divergências com Lula não o impedem de notar “propósitos de construção de um país melhor, de desenvolvimento social adequado”.
Além de exibido na televisão, o É Notícia com Gilmar Mendes também foi publicado no YouTube. Na rede social, a entrevista tem 842 visualizações e 30 curtidas.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ofensa ao cidadão brasileiro , dizer que um ladrão corrupto deste resgatou a Democracia , onde em nenhum momento , a perdemos.
Para o conceito de democracia que você tem, sou obrigado a concordar, Gilmar. Nem você, nem LLule entendem NADA de democracia.
Pelo exposto, é aceitável que esse ministro esteja usando “remédio descontrolado”. Ou esteja de gozação com o povo!
Lula resgatou a democracia? Que democracia? Tentar implantar a censura, isso é democracia?
Que pena que não temos uma Forças Armadas de caráter para por na cadeia toda essa rede de corrupção que assola Brasília começando pelo STF.
Puta novidade , amigo de Gilmar Mendes só pode ser de nível de Lula ( condenado pela justiça)
GILMAR MENDES É UM SER IMORAL. A Internet está aí p comprovar as suas filas. Muda de opinião como se troca de roupa Não tem dignidade.
É aquela tática do sujeito repetir tanto uma mentira, que até o próprio começa a acreditar que é verdade. Ou então, pirou de vez.
O João Plenário Vulgo Boca de sapo, se diz amigo do Cachaceiro 9 dedos, no mínimo ele deveria se declarar impedido ou suspeito nas ações do STF que envolvem o presidente. Mas no pequeníssimo Tribunal supremo do Brasil tudo pode, eles podem tudo, eles mandam em tudo. E a lei e a constituição que vá às favas.
Minha avaliação que o Bolsonaro realmente venceu o resto foi toda uma tramóia arquitetado por esses vermes, e o Brasil estaria muito melhor sem corrupção sem petralhada no governo.
Não resta a menor dúvida.
Tem q ser muito cretino p falar q Lula é um democrata. Lula é um comunista assumido e o STF pratica a ditadura da toga, prisões ilegais , redes sociais de jornalistas suspensas, presos políticos, perseguição a opositores, passaportes cancelados. isso é a democracia q se pratica no país? Isso se chama: D I T A D U R A.
Essa gente fica se revezando assim que a coisa aperta para um deles. Escalam um outro para falar alguma sandice e desviar a atenção daquele que está em apuros. Enganam cada vez menos.
Exatamente.
A cada escorregada de um dos comparsas, surge um outro fazendo patetices em rodízio, para encobrir as pérolas do tipo “..vencemos o bolsonarismo..”, “..perdeu, mané .”, o CEP infame para des-condenar o demônio, o choro desse maldito beiçola em homenagem ao advogado Zanin, e por fim, o homicídio do preso político Sr Clerison.
Democracia para este pessoal = dinheiro no bolso
Doente mental e perigoso !
A democracia dos bandidos.
Esse cara tá me tirando.
A sim resgatou certamente. Resgatou todo a cleptocracia a começar pelo proprio STF que fica bem mais a vontade com o PT no poder
É um grande Fd…..
Declaração desse idiota abobalhado que de bobo não tem nada haja vista patrimônio desse traste só faz aumentar a desavença no país e distancia cada vez mais uma pacificação.
Esse babaovo não quer perder mesmo a mordomia…, não faz nada e não acrescenta nada de bom para o pais!!!
O babaovo contua o mesmo, falando merda …
COERÊNCIA NAO E’ UMA VIRTUDE DESSA PESSOA