O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou, nesta quinta-feira, 23, depois de o Senado aprovar a Proposta de Emenda à Constituição que limita decisões monocráticas dos juízes da Corte.
“O STF, sempre atento às suas responsabilidades e ao contexto que o cerca, está preparado para enfrentar, mais uma vez e caso necessário, as investidas desmedidas e inconstitucionais, agora provenientes do Poder Legislativo”, disse o decano da Corte.
Ao comentar a possibilidade de impeachment de ministros da Corte e outras propostas que miram o tribunal, Mendes disse ser necessário agir com “altivez” para rechaçar “esse tipo de ameaça de maneira clara”.
“Esta Casa não é composta de covardes”, ressaltou. “Esta Casa não é composta de medrosos. Esta Casa não admite intimidações. Cabe lembrar aos propagadores do caos institucional que os processos de responsabilidade dos ministros desta Corte hão de estar submetidos a crivo judicial garantidor do devido processo legal, impedindo que acusações mambembes turvem a independência judicial.”
Sem citar nomes, Mendes disse que os autores de uma “empreitada” começaram “travestidos de estadistas presuntivos e a encerraram melancolicamente como inequívocos pigmeus morais”.
Presidente do STF falou antes de Gilmar Mendes
O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, viu com “preocupação avanços legislativos” sobre a Corte, depois da votação da PEC do STF no Senado.
“Nos últimos 35 anos, o Brasil viveu situações institucionais complexas, que em outros tempos teriam levado à ruptura constitucional e democrática: crises econômicas, inflação descontrolada, escândalos de corrupção e dois impeachments“, observou Barroso. “Apesar de tudo o que ocorreu, o país preservou a estabilidade institucional e a democracia.”
Leia também: “A liberdade proibida”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 191 da Revista Oeste
Gilmar Mendes afirma que não há covardes no STF. Há sim, são tão covardes que se escondem atrás de uma toga para cometer seus abusos, viajam em voos fretados, pois não tem coragem de enfrentar o povo, tem seguranças armados, usam carros blindados. Isso tudo mostra quão covardes eles são.
Faltou acrescentar: São tão covardes que não têm coragem de julgar os presos políticos presencialmente, fazem isso de forma virtual pois tem medo de olhar para as pessoas que eles julgam por algo que não cometeram.
Parlamentares, prestem atenção. Vocês estão conclamando o povo para ir às ruas e o povo está voltando a reagir. Não decepcionem seus eleitores, continuem tocando esse processo de limitação das ações desses ministros. Vocês pediram, o povo está correspondendo, façam sua parte.
Srs. e sras. parlamentares, Gilmar Mendes está afrontando o legislativo brasileiro, então é hora de não afrouxar esse processo de limitação para ações dos ministros do STF. Não aceitem esse discurso, tanto de Gilmar mendes, quanto de Luiz Barroso
O covarde é ele. Descumpre a Constituição e se esconde na instituição. Legislador legisla e o STF deve julgar. Cada um faz o que lhe cabe.
Se o congresso ratificar e respaldar o senado, estes marajás semideuses terão o início do fim das suas sacanagens iniciados……
G.M3ndes, o mentor intelectual das ilegalidades supremas, e seu comandado, o seboso Barr0s0, deveriam calar a boca antes que as ruas se unam aos senadores e deputados para mostrar quem tem a força neste país. Quanto mais o Legislativo se unir contra os facínoras da toga, mais força terão com o apoio das ruas. Avante, Congresso Nacional!
Ameaçando sem ter processo para falar.
Um canalha.
Concordo plenamente com o iluministro Gilmar. O PSTF não é composto por covardes. É composto por “comprados”.
Se não tem “covardes” porque não saem da blindagem de suas casas e escritórios e jatinhos particulares e cumprimentem os súditos. Porque gastar +R$150 mil em armamentos para “defenderem” de possíveis “tentativas de gopi”. Mas, a população de bem, essa não. tem direito de ter nenhuma ferramenta para se defender, ao contrario da bandidagem, que tem armas e equipamentos mais modernos que as FFAA, que aliás já faz tempo que a função tem side reparar meio-fio.
Parabens! Falou o que eu penso!
Nem o povo e covarde.
Comunistas são comunistas. Tudo na ditadura.
STF e Congresso dois circos em ponto de pegar fogo. Que maravilha
Deputados honrem os votos recebidos e coloquem esses togados ditadores q se acham os donos do país,, atuando ilegalmente rasgando a Constituição , debochando dos cidadãos. Não receberam voto algum p querer mandar no país, fazendo leis e desrespeitando o direitos dos cidadãos
O famigerado “BEIÇOLA” – alcunha aplicada pela própria esquerda quando o ministro era amiguinho do Aécio Neves – deveria estar atrás das grades há tempos.
Quanto cinismo, arrogancia e presunção. Se acham os “reis” do Brasil.
Não dá mais pra aguentar!
E a comunidade jurídica do pais em silêncio….
Eu torço pela briga, que se “estapeiem” até a morte institucional. Só assim este país poderá ter um fio de esperança.
Todo esse barulho por conta de uma alegada “traição”? Devo lembrar ao decano que só se trai quem é parceiro, então ele diz em outras palavras que existia uma certa “parceria” do STF cpm o (des)governo do PT? Explique isso daí melhor, decano linguarudo! E agora está com esse papo de que “não existe covardes no STF”? De onde ele tirou isso? Alguém disse isso a ele e não estamos sabendo? Ou é puro medo? Saberemos em breve.
Os intocáveis se esquecem, convenientemente, das tantas vezes que eles invadiram a seara do Legislativo. Quando este esboça uma tênue ofensiva sobre os abusos do STF, provoca chiliques e indignações seletivas.
ESSES MINISTROS, DO GRUPO DOS NOVE, SE ACHAM INTOCÁVEIS. ELES DEVERIAM É ZELAR PELA CONSTITUIÇÃO NÃO FICAR BATENDO BOCA E INVENTANDO LEIS. TAVA MAIS DO QUE NA HORA DE DAR UM BASTA NESSA TURMA.⚖️????????????
Esse STF deveria ser extinto, isso sim. Só sabem gastar dinheiro do povo com viagens, vinhos caros e hotéis de luxo. Esse Gilmar Mendes, a exemplo de todos não passa de um verme nojento.
Esse indivíduo mandou soltar um traficante pego com 300 kgs de droga essa semana em Santa Barbara D.Oeste digo isso porque resido na cidade e saiu essa noticia no jornal local. Um bandido covarde sim, não tem coragem de sair nas ruas do Brasil sem um monte de seguranças.
Congresso Nacional foi eleito pelo povo, e decide pelo bem do povo.
A constituição garante no artigo primeiro: “Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.”
Portanto não há poderes supremos. Isso só ocorre em regimes totalitários. Coisa que começa a ficar clara pelas colocações autoritárias desses ministros.
Maior traição encontra os donos da pátria que somos nós; delírio.
E Gilmar, lembra quando Barroso de falou umas verdades, arregou hein, baixar a cabeça e ficar quieto não foi valentia. E depois ficar choramingando por causa do antigo PGR que queria te pegar.
Então, além de vc, todos vcs são covardes quando produzem decisões que sabem serem irrecorríveis, são covardes quando matam um coitado que estava preso em processo ilegal, são covardes quando reabilitam e elegem canditado a presdente.
O Congresso tem q limpar a sujeira colocando em pauta o imoeachment desses togados q rasgam a Constituição.
Corja de cretinos covardes sim.
Bhaaaaaa, alô congresso? Tem alguém aí? Vão ficar com medinha do bençola e do super stf ???
STF VSF.
Vocês são bandidos de toga. Vocês são odiados pela sociedade de bem.
“Investidas desmedidas e inconstitucionais” , perpetradas pelos legítimos representantes do povo, que os elegerem para o Legislativo.
Quanta arrogancia e prepotencia do boca de sapo, ou cara de prepúcio se preferirem.
Já está na mais do que na hora de serem contidos.
Kkkk tá gaga , quem intimida é o stf, que está provocando um caos na vida dos brasileiros, eles não tem regras? Podem fazer ativismo ? Parece um galinheiro …..vergonha
Espero que a INTERPOL ainda funcione em Portugal.
O confisco de bens, desses canalha e seus cúmplices, deveria ser destinado em favor à defesa jurídica e indenizações aos cidadãos brasileiros, aprisionados ILEGALMENTE.
Decisões da maioria do Congresso são decisões da maioria da população.
O STF começa a tremer.