publicidade
Política

Gilmar Mendes quer Rodrigo Pacheco no STF

A perspectiva da saída de Luís Roberto Barroso abriu o debate sobre quem vai ser o novo integrante da Corte

Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à mesa, no Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária (28/5/2025)
Senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à mesa, no plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária — 28/5/2025 | Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou apoio explícito ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) como potencial nome para ocupar a próxima vaga aberta na Corte. As especulações sobre um novo integrante do tribunal ganham força diante da perspectiva de saída do atual presidente, Luís Roberto Barroso.

Ao jornal Folha de S.Paulo, Gilmar Mendes disse que “a Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente”, pois “o STF é jogo para adultos. Diante disso, ele falou em nome dos outros ministros: “O senador Pacheco é o nosso candidato”.

Receba nossas atualizações

rodrigo pacheco
Rodrigo Pacheco e Gilmar Mendes em ocasião do XI Fórum Jurídico de Lisboa, em junho | Foto: Reprodução/YouTube/XI Fórum Jurídico de Lisboa

Pacheco foi indagado pelo jornal sobre a possível indicação para a Corte. “Sou tímido”, limitou-se a responder.

Presidente do Senado até janeiro deste ano, ele é aliado de Lula. “Nunca o Brasil precisou tanto do senhor como hoje para garantir a soberania nacional do Brasil”, afirmou em discurso no fim de julho.

Rodrigo Pacheco concorre com Jorge Messias e com o chefe da AGU

O debate sobre sucessão no STF ganhou força em Brasília devido aos rumores de que Barroso pode deixar o tribunal em setembro, quando termina seu mandato na presidência. Nesta quarta-feira, 13, Edson Fachin foi escolhido para presidir o STF, com posse prevista para o dia 29 de setembro e mandato até 2027. Alexandre de Moraes assumirá como vice no próximo biênio.

Lula e o ministro da CGU Vinícius Marques Carvalho
Lula e o ministro da CGU, Vinícius Marques Carvalho | Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Diante da possível saída de Barroso, outros nomes passaram a ser mencionados como candidatos, entre eles o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o controlador-geral da União, Vinicius de Carvalho, além de Pacheco. Gilmar Mendes enfatizou que apoia o senador independentemente do momento em que a vaga seja aberta.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Se Barroso decidir permanecer, uma nova oportunidade no STF só surgiria em abril de 2028, com a aposentadoria obrigatória de Luiz Fux, que atingirá 75 anos. O ambiente no tribunal segue sob pressão desde o fortalecimento da direita no país, afetando diretamente os ministros da Corte.

+ Leia também: “As folhas da Constituição não dão conta de Barroso“, artigo de Tiago Pavinatto publicado na Edição 273 da Revista Oeste

4 comentários
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Correto seria aprovar uma LEI que os Ministros do STF deveriam ser Juizes ou Desembargadores Federais de carreira, quando estivessem no topo dessa carreira, e aí sim, fazer uma lista de todos e votado no Congresso para o mais votado e depois sabatinado, ser eleito Ministro… Dai não teria nenhuma crítica a sua atuação e seria pelo menos um “profissional” trabalhando no local certo.

  2. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    O Senado tem que indicar Juizes concursados e não Advogados principalmente se for amigo de quem Indica

  3. CARLOS GUEDES
    CARLOS GUEDES

    Tem a condição básica para integrar a corja do STF. É outro CANALHA como os que estão lá.

    Significado de Canalha
    substantivo masculino e feminino Pessoa sem moral, desonesta; patife, infame, velhaco. substantivo feminino Reunião de pessoas desonradas e desprezíveis. adjetivo Que se pode referir ao que é vil, sem valor; ordinário. Próprio da pessoa mau-caráter, desprezível: comportamento canalha.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.