O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, de forma liminar, duas ações contra o ex-senador e atual prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito de Lira. A decisão em favor do político, que é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi divulgada nesta semana.
A decisão de Mendes em favor de Benedito é referente a ações que tramitavam no Ministério Público de Alagoas e na Polícia Federal. Por ser liminar, o parecer definitivo sobre a suspensão — ou reativação — dos processos caberá ao plenário da Segunda Turma do STF, que é composta dos ministros André Mendonça, Edson Fachin, Nunes Marques e Dias Toffoli, que trocou de turma nesta semana. A previsão é que o julgamento, por meio de plenário virtual, seja concluído até a próxima segunda-feira, 8.
Leia também:
Ao pedir a suspensão das ações, a defesa de Benedito alegou que os casos já foram analisados — e recusados — pelo próprio Supremo. O pai de Arthur Lira foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em investigação no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo a acusação, ele teria recebido cerca de R$ 1,5 milhão em propina — o que teria ocorrido por meio de doação de campanha eleitoral, recebimento de dinheiro em espécie e uso de empresa de fachada.
A acusação por parte da PGR, entretanto, foi rejeitada pela Segunda Turma do STF em dezembro de 2017. Fato que serviu como base para a concessão de liminar por parte de Gilmar Mendes.
“Não é difícil perceber os danos que a mera existência de procedimento penal impõe ao indivíduo, sobretudo quando submetido à apuração de fatos previamente apurados, como no caso dos autos, com aparente afronta a decisões, já transitadas em julgado, do Supremo Tribunal Federal”, afirmou Mendes, em trecho de sua decisão favorável a Benedito de Lira.
Quem é o político das ações suspensas por Gilmar Mendes
Pai de Arthur Lira, Benedito de Lira tem 81 anos e já ocupou diversos cargos na política alagoana desde o início da década de 1970. Foi vereador de Maceió por dois mandatos, deputado estadual por três vezes consecutivas e deputado federal em três legislaturas. Nas eleições de 2010, foi eleito senador, permanecendo no cargo até fevereiro de 2019.
Nas eleições de 2020, Benedito de Lira apareceu nas urnas eletrônicas de Barra de São Miguel com o nome “Biu de Lira” e foi eleito para assumir a prefeitura local — seu primeiro mandato no Poder Executivo em quase 40 anos de vida pública. Na ocasião, ele declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 578 mil em total de bens.
Leia também: “O governo e o STF vão à forra”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 163 da Revista Oeste.
E assim o SUPREMO se torna SUPREMO!,E o povo brasileiro sendo SUPREMO PALHAÇO com esses atores de largo espectro em suas interpretações da LEI e da CONSTITUIÇÃO. Uma gama infinita. #Vergonha
Filhos de grandes P……!
Eu já tinha entendido. Não precisava explicar!!!!!!!
E a petezada De-Lira. Putz! Parece que sobram poucos Políticos sem rabo preso no Brasil
Olha os esclarecimentos do comportamento do presidente da câmara chegando aí, gente!
Cheguei a conclusão que a questão não é mais de rabo preso e, sim, o rabo é que manda nesta País! O restante do “animal” representa a população de bem. O ex-presidente Bolsonaro fez, e muito bem, foi mostrar quem fazia parte deste rabo, sabendo que não conseguiria extirpá-lo do animal.
Tá aí a resposta. A grande maioria tem rabo preso.
É a da “UMA MÃO LAVA A OUTRA”. Brasil o País da imoralidade e da injustiça.
Sempre eles. São onipotentes, onipresentes e oniscientes, os ungidos pelo Senhor. É dando que se recebe. Não é de graça que Lira batalha pela agenda vermelha do momento.
Ao vê figuras como este senhor, Gilmar Mendes e outros, nossos estômagos entram em ebulição.
Pobre Brasil…..
Infelizmente, camara e senado federal (minúsculas de propósito) têm o rabo preso mas, felizmente, ainda temos impressa verdadeira e livre! Não vencerão!
Os ladorezdo STF abraçam todos os ladreos q os defendem
O maior erro de Bolsonaro foi ter jogado dentro das 4 linhas da constituição, agora estamos vendo a nossa constituição sendo jogada no lixo por esses criminosos, Deus tenha misericórdia da nossa nação!
“OU DEIXAR A PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL!”
Se os militares tomassem o poder hoje seria um ato heroico, pois o país foi subtraído por uma máfia extremamente organizada.
da nojo ver esse Juizeco usando cargo dele para des-Condenar Condenados e para Condenar quem não tem Foro Privilegiada… esse Ministro já perdeu ja muito tempo tudo CREDIBILIDADE e SERENIDADE para ser Ministro de Supremo Corte – um VERGONHA para ver quandos Criminosos ele já Liberou de Cadeia e dezenas de Investigações contra @migos Políticos nojentos Corruptos esse Ministro totalmente parcial ele já parou.. nunca viu um Juiz assim Corrumpito e Acovardado , que não segue o Lei e Constituição Federal e que faz Probrios Leis e Decisões contra Constituição Federal e Leis em Vigor… esse STF um grande Organização Criminoso que só em favor de Bandidos , Frações Criminosos e @migos de @migos Políticos nojentos Corruptos… e agora em favor de Pai de Lira que se posicino contra Povo Brasileiro e em favor de Chefe desse Bandidagem e Ex-presidiário com nove Dedos… em uma Democracia de Verdade com uma Justiça Honesto esse Criminoso Ministro era ja tanto tempo Preso…
Entenderam a defesa e a pressa da peça da censura?
STF VERGONHA NACIONAL!!!
Que novidade! Que novidade!
É a união da quadrilha.
Um bom laxante, que sempre conheci, chama-se Lactopurga.
Esse aí solta tudo mesmo.
Libera geral.
Eu recomendo!!
A Revista Oeste está “bloqueando” meus comentários. A mensagem é: “parece que você já fez esse comentário”. Ou coisa parecida. Para ser censurado, prefiro o Instagram, pelo menos é grátis.
Também percebi isso.
Essa é a política de troca de favores entre o judiciário e os políticos e o povo que pague as contas
Já recebeu o benefício de ser capacho do STF antecipado, o Brasil é um LIXO político e juridico.
O velho Gilmar: Para favorecer o amigo de um amigo, aqui o pai de um amigo, vale distorcer datas, fatos, tecnicalidades, endereço errado de julgamento, instância não instalada, toga mal lavada…constituição na latrina…