A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Gleisi Hoffmann (PR), cobrou do governo Lula ações concretas para ajudar Cuba, que enfrenta crise no sistema elétrico e destruição depois da passagem do furacão Oscar pelo país.
“Nosso governo também precisa entrar nessa corrente, com ações concretas”, escreveu a parlamentar no Twitter/X na quarta-feira 23. O governo federal não se manifestou sobre o pedido de Gleisi.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A ditadura comunista de Cuba é governada pelo ditador Miguel Díaz-Canel, que sucedeu a Raúl Castro e Fidel Castro, aliados históricos de Lula e do PT. Nos governos petistas de Lula e Dilma Rousseff, o Brasil destinou recursos para obras de infraestrutura em Cuba, como o Porto de Mariel. Mas a ditadura deu um calote e deve mais de R$ 3 bilhões.
A petista também criticou o bloqueio econômico ao país. “Mesmo sofrendo seis décadas com um bloqueio econômico cruel, imposto pelos EUA, o povo cubano sempre deu a mão a quem precisa, inclusive a nós, no Brasil”, disse Gleisi.
Artistas apoiam campanha de Gleisi em favor de Cuba
Na publicação, Gleisi também convocou os seguidores para uma campanha do PT intitulada “Ajude Cuba a se reerguer”. O partido diz, no texto da campanha, que Cuba sempre “estendeu sua solidariedade ao mundo” e que é hora de retribuir.
A campanha é apoiada por artistas, políticos e ativistas ligados à esquerda. Frei Betto, o ator José de Abreu, a ativista Marília Guimarães e o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), estão entre os nomes.
Além de coletar roupas, pilhas, itens de higiene e alimentos em postos estabelecidos no Rio de Janeiro, em Porto Alegre, em Niterói, em Vitória e em Maricá, a campanha também é para doações em dinheiro. Os valores arrecadados serão passados diretamente para a Câmara Empresarial Brasil–Cuba.
Leia também: O líder dos cucarachas, reportagem publicada na Edição 149 da Revista Oeste
Redação Oeste, com informações da Agência Estado
Kdê us artista du latifúndio cultural pá ajudá?
Deveria convocar todos os esquerdopatas a doarem para Cuba, irem para lá prá por a mão na massa e não o dinheiro dos nossos impostos. Essa ilhota, a despeito do sofrimento de sua população, já se favoreceu demais com o NOSSO dinheiro (Mariel, + médicos, fora o que não sabemos). O povo brasileiro já não cai mais na conversa fiada dessa esquerda perversa e genocida.
Calma, vai chegar dois caminhões de lenha!
Essa senhora, uma siamesa da da “primeira jandama”, esqueceu que o LL sequer cumpriu o seus compromissos com o Rio Grande do Sul. Nada investiu em infraestrutura. Os terminais portuários estão em frangalhos. Os hospitais atopetados. A dengue bateu um ranking mundial. E ajudar Cuba? O dinheiro não é do PT nem do LL. O dinheiro é do pagador de impostos, que espera o retorno em serviços (que ficam apenas na promessa). Ela deveria se preocupar com a insegurança econômica e insegurança jurídica. Ah! Mas o comunismo de Cuba não é um modelo para o mundo, que iria dar um paraíso ao cubano?
Seria melhor ela torcer pela queda do comunismo.
Cuba irá virar uma Potência…
Cuba que se exploda. Não quiseram ajudar o Rio Grande do Sul e agora quer ajudar membros da quadrilha?
A última coisa que Cuba necessita é a ajuda dessa ….. (todos os adjetivos pensados não podem ser publicados). Posso dizer que se ela fosse para Cuba seria maravilhoso para nós. Ela tem apenas de saber que lá teria muita concorrência entre o mundo feminino. É incrível a quantidade de mulheres concorrendo na mesma atividade por lá.
Cuba precisa é de um choque de capitalismo para se reerguer e dar um basta neste regime socialista fracassado. O povo cubano não precisa de esmolas e sim de tirar o peso do governo das suas costas.