A presidente nacional do PT e deputada federal, Gleisi Hoffmann (PT-PR), protocolou, na segunda-feira 11, um projeto de lei na Câmara dos Deputados. A legislação proposta por Gleisi visa a fechar clubes de tiro no Brasil e cancelar os registros de colecionadores, atiradores e caçadores (CACs) que não sejam de nível olímpico.
Segundo reportagem do jornal Gazeta do Povo, as informações foram tornadas públicas pelo Movimento Advogados de Direita Brasil. Na justificativa do projeto, a deputada afirma que houve um salto na quantidade de registros com a “política armamentista implantada em nosso país” entre os anos de 2019 e 2022,
Ela também afirma que, no período, houve um aumento de 1.200% na quantidade de ocorrências da Lei Maria da Penha envolvendo CACs – “em particular atiradores”.
A petista atribui o crescimento de ocorrências aos registros de CACs no país. Também é argumentado que 5,3 mil condenados pela Justiça conseguiram obter, renovar ou manter os certificados de registro de armas entre 2019 e 2022. As estatísticas são do Tribunal de Contas da União (TCU).
“A par disso, a quantidade de CACs no país é, atualmente, maior do que os efetivos das Forças Armadas e das Polícias Militares somados”, disse Gleisi, em justificativa. “Quanto aos clubes de tiro, estes viraram locus de violência no Brasil”.
Depois das justificativas, Gleisi propôs a proibição da instalação e do funcionamento de entidades de tiro que não congreguem atletas de tiro, assim como o cancelamento de todos os registros de colecionadores, atiradores que não sejam de nível olímpico e caçadores. Ela ainda sugere que o Comando do Exército deve ser responsável pelo cancelamento de todos os registros, aplicando “todas as medidas necessárias” para tal.
Para a presidente do PT, não há “sentido” para a manutenção dos clubes de tiro, assim como a atividade da caça desportiva e o colecionamento de armas. No documento, Gleisi também classifica a atividade como “fonte de suprimento para o crime”.
O projeto de lei está na mesa da Câmara e aguarda apreciação.
Rio de Janeiro proibiu abertura de clubes de tiro no início do ano
Em janeiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), barrou a abertura de clubes e estandes de tiro na cidade. A autorização constava no Plano Diretor, sancionado em 17 de janeiro, e publicado no Diário Oficial do município.
Tanto o projeto de lei de Gleisi quanto a proibição de Paes se alinham às medidas antiarmentistas que estão sendo adotadas pelo governo Lula. Em julho de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma série de decretos que reduzem o limite de armas a que podem ter acesso os caçadores, atiradores esportivos e colecionadores (CACs), além de implementar níveis de controle.
Leia mais em: “Lula reduz número de armas para CACs e controle migra do Exército para a Polícia Federal”
Desde os decretos, os clubes de tiro foram proibidos de funcionar 24 horas por dia. As novas políticas também estabeleceram uma migração progressiva do controle de armas dos CACs do comando do Exército para a Polícia Federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Tanta matéria importante para se discutir e legislar no Parlamento e ficam perdendo tempo com assuntos de pouca relevância: Clubes de Tiro! Ser sócio praticante de um clube desses não custa pouco. Uma arma boa custa caro, munições caríssimas, mensalidade do clube, burocracias, etc. Só uma pequena parcela da população consegue ter acesso e se custear as despesas destes clubes. Discussão irrelevante!
O que é altamente relevante é permitir ao cidadão de bem o sagrado Direito de ter uma arma de fogo em casa para se defender, caso deseje.
A amante/coxinha/narizinho é uma completa imbecil, acorda Paraná!!!!!
A Taurus já está no encalço dela…KKKKKKKKKKKKKKK
O projeto dela vai morrer na praia.
Psicopatas não precisam de armas, matam com facas, estrangulamento, espancamento, etc. Pessoas de bem precisam de armas para se defenderem de psicopatas.
Essa desqualificada irrelevante deveria andar nas ruas sem segurança, já que é contra armas.
Seguindo a cartilha do que foi feito na Venezuela, desarmamento do povo, é só mais um passo.
Ocupação das instituições, Suprema e Cortes inferiores, incriminar e prender os possiveis adversários políticos, calar a imprensa, censurar as plataformas digitais.
Bem vindo a Banãnia do Sul
A coitadinha está desesperada para se desatrelar da convocação que fez para aquela ‘manifestação’ vergonhosa da esquerda. Parece que há diversos projetos de lei prontos para serem apresentados em momentos especialmente espinhosos para essa turma.
Vai ficar querendo. Sabemos que ela não presta para um país livre e democrático. Falsa e maldosa.
O que não faz sentido é ela ser deputada
Mais um passo na implantação da ditadura inconteste.
Não esperem que ela proponha desarmar o PCC, o CV, etc.. Essa mula, sempre foi do PT, que na prática sempre teve atuação muito similar à das facções criminosas só que fantasiada de partido político.
Por que será que quer desarmar CACs e não os criminosos?
Essa mulher e a esquerda no geral me dá asco.
Isso, desarmar o PCC, cv , ah esqueci são da mesma thurma …
Que tal uma lei para desarmar ao crime organizado ?
Precisa desenhar ?
Por que não desarmar antes o PCC, CV e MST?
Desarmar bandidos nada não é? É fácil ditar regras sobre o desarmamento para quem anda cercada de seguranças.