O jornalista Glenn Greenwald afirmou que a censura ao youtuber Monark, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), é “o que está chegando para todos nós”.
“A vida de Monark foi completamente destruída, em menos de dois anos”, constatou Greenwald, durante o programa System Update, transmitido na quinta-feira 3. “Monark está totalmente removido da internet e não tem mais como ganhar a vida. Negaram a ele um meio de subsistência e o direito de falar. Ainda sim, não há acusação contra Monark.” Nesta semana, Moraes impôs multa de R$ 300 mil ao youtuber, por suposto descumprimento de ordem judicial.
? Brazil's Censorship Regime Becomes Even More Despotic
— System Update (@SystemUpdate_) August 3, 2023
Monark, "Brazil's Joe Rogan," is now being criminally investigated and fined ~$75,000 for online conduct—fully silencing the once mega-popular podcaster without any due process.
This is what's coming for everyone.
The… pic.twitter.com/tHUAv8pDgP
Glenn Greenwald observou que o caso Monark ocorreu sem o devido processo legal. “O juiz digitou: ‘Ele está proibido de falar, e é isso”, observou o jornalista. “Monark não tem ideia do que está sendo acusado. É kafkaniano, na melhor das hipóteses. E esse juiz faz isso rotineiramente, banindo pessoas da internet.”
De acordo com Greenwald, essas medidas têm ocorrido “sem muita oposição”, seja dos parlamentares brasileiros ou das pessoas. “Esse é um caso clássico de facilidade com que o autoritarismo pode surgir”, disse, em alusão aos inquéritos do STF, considerados inconstitucionais por juristas.
Leia também: “Esquecidos no cárcere”, reportagem publicada na Edição 173 da Revista Oeste
Verdevaldo é um dos responsáveis por permitir que o sistema se reorganizasse e tentasse destruir qualquer um que pensa diferente.
Todos vão ser calados um após o outro.
A menos que o povo acorde. Como ele mesmo disse, metade da população (Ou mais) ESTÁ COM MEDO.
o MEDO CAUSA REAÇÕES IMPREVISÍVEIS.
CUIDADO…!
Acredito que enquanto o Brasil não parar, esta situação tende a piorar muito… então, o quê estamos esperando?
Nunca pensei que concordaria com o tal do Verdevaldo
Em live com Paulo Figueiredo, recentemente, Monark foi advertido que isso poderia ocorrer e foi aconselhado a ir morar nos EUA. Acreditando que não aconteceria nada com ele por não ter cometido nenhum crime, optou por permanecer na terra natal. Esqueceu que o Brasil não é mais o mesmo.