Carlos Moisés afirma que segue “firme” à frente do Executivo do Estado
Quase 24 horas após a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) abrir processo de impeachment, o governador Carlos Moisés (PSL) se pronunciou publicamente. Mas ignorou o procedimento que pode tirá-lo do poder. Por meio de postagem no Twitter, ele preferiu destacar números do Estado sulista.
Leia mais: “Eleições 2020: Equipe de Bruno Covas sofre baixa”
Primeiramente, o governador catarinense afirma que “segue firme” no trabalho. Na sequência, ele divulga informações relevantes — ao menos para ele — sobre sua própria gestão. Sinaliza, ainda, que sua prioridade no momento não é responder ao processo de impeachment, mas seguir à frente de ações de combate à covid-19.
“Atenção à sustentabilidade econômica”
“A preservação da vida e a atenção à sustentabilidade econômica são prioridades”, publicou Moisés. Sobre a luta contra o novo coronavírus, ele alega que Santa Catarina tem a menor taxa de mortalidade do país. De acordo com ele, 1,28% das pessoas infectadas no Estado morrem por causa da doença.
Seguimos firmes no combate à pandemia e trabalhando para que nossa economia se recupere rapidamente. A gestão compartilhada, a prioridade para a preservação da vida e a atenção à sustentabilidade econômica são prioridades. SC mantém a menor taxa de letalidade do país, 1,28%.
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) July 23, 2020
Economia
Diante da possibilidade de ter o seu mandato cassado, Carlos Moisés valorizou pontos econômicos de Santa Catarina. Conforme avisa, o Estado apresenta números animadores mesmo diante da pandemia. Ele garante que mais de 33 mil empresas foram abertas desde março. Além disso, informa que o setor local de serviços cresceu em maio.
E a nossa economia dá sinais de retomada. Além da abertura de 33.480 novas empresas entre março e julho, a confiança dos empresários aumentou desde o início da pandemia, apresentando índice de 51,1 pontos em julho, de acordo com o ICEI, do Observatório Fiesc.
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) July 23, 2020
Também temos saldo positivo no comércio. Em maio o setor de serviços em SC recuperou parte da retração de fevereiro, março e abril, apresentando nessa comparação, o maior crescimento do país, com 6,4%, conforme dados da Fecomércio.
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) July 23, 2020
O processo
Aceito pela presidência da Alesc, o processo de impeachment não atinge apenas o governador de Santa Catarina. Isso porque o relatório apresentado pela procuradoria da Casa também se volta contra a vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido). De acordo com o parecer, a dupla cometeu crime de responsabilidade ao aumentar os salários de procuradores do Estado sem avisar o Legislativo.