O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), sancionou a lei que concede ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) o título de Cidadão Honorário do Estado. A decisão do governante foi na última quinta-feira, 30.
O projeto que concedia a honraria a Bolsonaro havia sido aprovado pela maioria dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na terça-feira 28.
Leia mais: “Bolsonaro critica Supremo e marca posição em defesa da liberdade de imprensa“
A previsão é que Bolsonaro receba o título em 15 de dezembro, em sessão na Alep, em Curitiba. Na ocasião, ele participará de eventos do Partido Liberal no Paraná. O ex-presidente estará junto de sua mulher, Michelle Bolsonaro.
O que diz o projeto de lei que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a Bolsonaro
O Projeto de Lei 221/2023 é de autoria do deputado estadual Ricardo Arruda (PL-PR) e tem como coautores Gilberto Ribeiro (PL-PR), o Delegado Jacovós (PL-PR), Gilson de Souza (PL-PR), Soldado Adriano José (PP-PR) e Marcel Micheletto (PL-PR).
Leia também: “Justiça mantém ação de improbidade contra Bolsonaro em caso da Wal do Açaí“
Nas palavras de Arruda, “Bolsonaro foi o melhor presidente que este país já teve”. Segundo o parlamentar, um indício para essa afirmação é a popularidade do ex-presidente quando anda nas ruas. “Ele é amado pelos paranaenses e merece todas as homenagens.”
Apesar da aprovação, a tramitação na Alep teve reação negativa dos opositores, que tentaram impedir a aprovação do título. A bancada petista protestou contra a honraria e acusou o ex-presidente no plenário de “agredir a democracia”.
Na semana passada, Bolsonaro recebeu homenagem similar no Rio Grande do Norte. Ele participou de evento na Assembleia Legislativa do Estado nordestino. Na cerimônia, em Natal, o ex-presidente marcou posição em favor da liberdade de imprensa no país. Ele criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal que pode punir veículos de comunicação por falas de entrevistados.
Leia também: “A lei no Brasil não é para todos“, reportagem de Silvio Navarro para a Edição 185 da Revista Oeste