A maioria demonstrou ter gostado dos resultados obtidos do encontro que contou também com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre
Após o término da reunião que colocou em uma mesma videoconferência o presidente Jair Bolsonaro, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, e os governadores dos 27 Estados da federação, pelo menos dez destes foram às redes sociais comentar o encontro. Em 80% dos casos, para elogiar o clima de união que imperou durante o encontro.
O governador de Alagoas, Renan Filho, disse ter conversado ainda ontem com Bolsonaro, já adiantando o que achava importante ser discutido nesta quinta-feira:
Hj falei com o presidente @jairbolsonaro.
Defendi o trabalho integrado de União, Estados e municípios contra o C-19. É hora de salvar vidas!
Sugeri ao PR, para o país reencontrar o crescimento, depois da pandemia, é necessário fortalecer a rede proteção social aos + pobres.
— Renan Filho (@RenanFilho_) May 21, 2020
O paranaense Ratinho Júnior comemorou a reposição de impostos ao estado:
O Paraná receberá R$ 1,9 bilhão, uma reposição fundamental para o Estado. As perdas de arrecadação de ICMS já se acumulam na casa de R$ 1 bilhão.
— Ratinho Junior (@ratinho_jr) May 21, 2020
Já para o governador do Amapá, Waldez Góes, o mais importante foi o consenso em relação à dívida pública:
Houve consenso em relação a suspensão da dívida pública, mas entendemos que os direitos dos trabalhadores da segurança pública, saúde e educação devem ser mantidos.
A reunião reforça a busca por integração nas ações de combate à Covid-19 e a proteção da vida dos brasileiros.— Waldez Góes (@waldezoficial) May 21, 2020
O mineiro Romeu Zemaainda vê dificuldades no caminho, mas se mostrou positivo quanto ao futuro.
O recurso não resolve o problema de Minas, mas ajuda. É hora de compreensão, solidariedade e união em prol de todos os mineiros.
— Romeu Zema (@RomeuZema) May 21, 2020
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aproveitou o momento para fazer um apelo pelos repasses da Lei Kandir:
Em reunião c/ o PR, há pouco, foi destacada a importância do repasse da 1ª parcela do auxílio aos Estados ainda em maio. Manifestei apoio ao veto sobre os reajustes salariais e fiz um apelo p/ q os repasses do acordo da Lei Kandir comecem ainda neste ano. https://t.co/vsoW7uBkvv
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 21, 2020
Wellington Dias, do Piauí, João Azevêdo, da Paraíba e até mesmo o oposicionista Camilo Santana, do Ceará, apenas comentaram sobre a reunião e destacaram sua importância para o momento atual.
Na reunião hoje com o Presidente da República e os Governadores, o Presidente garantiu que irá sancionar a lei de ajuda aos estados e municípios. A liberação será feita até o final do mês de maio, e vai ser de fundamental importância para o momento que estamos enfrentando.
— Wellington Dias (@wdiaspi) May 21, 2020
;
Estivemos reunidos por videoconferência com o presidente da República, Jair Bolsonaro, que se comprometeu com a sanção do projeto de socorro emergencial aos estados e municípios, para enfrentamento dos efeitos da pandemia.
— João Azevêdo (@joaoazevedolins) May 21, 2020
Reunião dos governadores com os presidentes da República, Câmara e Senado sobre as medidas econômicas neste momento. Defendo que haja a união de todos, deixando de lado divergências políticas e ideológicas. O mais importante é a proteção de todos brasileiros para superar a crise. pic.twitter.com/UxZlonYzAS
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) May 21, 2020
Os únicos a criticarem o encontro foram o governador do Maranhão, Flávio Dino, que ainda assim se manteve aberto ao diálogo:
Reunião do presidente da República com os governadores foi um sinal positivo. Contudo, lamento que ainda não saibamos o que será vetado. E que a pauta econômica e social não tenha sido abordada. Espero que o diálogo institucional se mantenha como regra, e não exceção
— Flávio Dino ?? (@FlavioDino) May 21, 2020
E a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que é contra o veto integral da preseidência ao reajuste dos servidores.
Esse assunto não é consenso entre os governadores, mas, como já dito em outras oportunidades, sou contrária à medida. Não porque não reconheça as dificuldades concretas que enfrentamos, mas porque considero uma interferência da União nos estados e municípios.#RNnaQuarentena
— Fátima Bezerra (@fatimabezerra) May 21, 2020
Porém, quem melhor resumiu o encontro foi o presidente da Câmara, Rodrigo Maia:
Essa unidade vai criar, com certeza, todas as condições para que, em um segundo momento, possamos tratar a pós-pandemia, a nossa recuperação econômica e a recuperação dos empregos dos brasileiros.
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) May 21, 2020
Quando o gato está presente todos os ratos se calam e obedecem. A vida é assim mesma , a força moral se sobrepõe às inverdades e todos se curvam ! Palavras do filósofo ” Zé do Pito”