No início do mês, um apagão deixou sem luz 14 dos 16 municípios do Estado
![amapá](https://medias.revistaoeste.com/wp-content/uploads/2020/11/amapa-1.jpg)
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico decidiu contratar até 60 MW adicionais de energia de termelétricas para atender o Amapá. O Estado ficou no escuro por quatro dias por causa de incêndio em subestação na capital, Macapá. Atualmente, os moradores enfrentam racionamento até que reparos sejam feitos. Com a medida, o governo ampliou o volume de energia autorizado para contratação para até 120 megawatts. “Esse montante adicional visa a agregar maior disponibilidade de recursos para atendimento à demanda do Estado do Amapá e aumentar a confiabilidade, evitando, portanto, o prolongamento do risco de suprimento apenas parcial à localidade”, informou o Ministério de Minas e Energia, em nota publicada na segunda-feira 16.
Leia também: “Ministério libera R$ 21,6 milhões para socorrer o Amapá”
Por que tiraram meu comentário que postei hoje de manhã a respeito desse assunto? Disse algo grave? Pois bem, vou repetir:
Essas termelétricas fornecem energia em baixa tensão, nunca soube disso, favor me esclarecer.
Pelo que sei, o problema do Amapá não é de fornecimento de energia elétrica mas sim de rebaixamento da alta tensão que vem do linhão de Tucuruí (se não me engano), isso feito pelos transformadores que explodiram. Então fica a dúvida: Foi isso mesmo que aconteceu, como dizem nos noticiários ou foi outra coisa? Tem algo de grave nisso daí para ser retirado? Ou estão enxergando chifre em cabeça de cavalo (unicórnios?)