publicidade
Política

Governo Lula aumenta em 9,62% a arrecadação em 2024 e atinge recorde

As receitas do Executivo totalizaram R$ 2,65 trilhões no ano passado, o maior valor desde o início da série, em 1995

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/Agência Brasil; Governo Lula
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodução/Agência Brasil

O governo Lula (PT) registrou uma arrecadação histórica em 2024, o que totalizou R$ 2,65 trilhões. Esse valor representa um aumento de 9,62% em comparação com o ano anterior, já descontada a inflação. A Receita Federal divulgou os dados nesta terça-feira, 28.

Em dezembro, a arrecadação foi de R$ 261,3 bilhões. Esse resultado refletiu um crescimento real de 7,78% em relação a dezembro de 2023. O mês também registrou o maior valor da série histórica, que começou em 1995.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Lula apostou nos impostos para cumprir meta

O governo adotou diversas medidas para fortalecer as finanças públicas. Além disso, o crescimento do PIB e o aumento de preços contribuíram para o bom desempenho das receitas.

Outro fator importante para o aumento das receitas foi a intensificação das ações de conformidade e a autorregularização dos contribuintes. Essas medidas resultaram em um reforço de R$ 18,3 bilhões. A transação tributária também contribuiu significativamente, com R$ 5,4 bilhões arrecadados.

Além disso, a redução nas compensações tributárias ajudou o governo a aumentar suas receitas. Em 2024, os contribuintes utilizaram menos créditos tributários para abater impostos, o que resultou em uma arrecadação maior. O governo implementou restrições na compensação de créditos judiciais. Isso gerou uma queda de 44,6% nesse tipo de abatimento, e totalizou R$ 45,7 bilhões. Em 2023, sem as restrições, os contribuintes haviam deixado de recolher R$ 82,4 bilhões por meio do uso dos créditos judiciais.

O desempenho da arrecadação contribuiu para o cumprimento da meta fiscal de 2024. A meta era de déficit zero, com uma tolerância de até 0,25% do PIB. No entanto, o governo encerrou o ano com um déficit de 0,1% do PIB, ou 0,37%, se considerados os gastos extraordinários relacionados às enchentes no Rio Grande do Sul e às queimadas nas regiões Norte e Centro-Oeste.

PIS/Cofins e receita previdenciária foram as principais fontes de arrecadação do governo Lula em 2024

As principais fontes de arrecadação federal em 2024 foram PIS/Cofins e a receita previdenciária. A arrecadação com PIS/Cofins subiu 18,6% e alcançou R$ 541,7 bilhões. Já a receita previdenciária teve um aumento de 5,34% e somou R$ 685 bilhões.

A retomada da tributação sobre combustíveis, que havia sido zerada em 2023, e mudanças na legislação do ICMS desempenharam papel importante.

Outros tributos também registraram aumentos significativos em 2024. O Imposto de Importação subiu 33,75%, o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre rendimentos de capital teve um aumento de 13,12%, e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) registrou uma alta de 24,75%.

Leia mais sobre:

7 comentários
  1. O BELFORROXENSE
    O BELFORROXENSE

    Taxxad cada dia sugando mais o $$$ do povo, para sustentar a mamata dos “cumpanheiros” e do Luladrão e sua galinácea… E quem defende isso ou é muito trouxa ou bandido mesmo!

    1. Cesar R T Antibozo
      Cesar R T Antibozo

      Burrrrrrrrrrrooooo. Mais emprego, mais consumo, maior arrecadação, óbvio. Burro

  2. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Estamos pagando postos comk nunca se viu pra sustentar esse estado gordo e improdutivo, como Lula e Janja

    1. Cesar R T Antibozo
      Cesar R T Antibozo

      Burrrrrrrrrrrooooo. Onde houve aumento da carga tributária???? Burrrrrrroooo demais. A arrecadação aumentou por causa de emprego em alta, consumo maior. IGNORÂNCIA MOR.

  3. Cesar R T Antibozo
    Cesar R T Antibozo

    Mais emprego, mais consumo, mais produção = maior arrecadação. E tem boboca bozonarista falando que o país está quebrado. 🤣🤣🤣🤣🤣 Sabem tudo .. 🤣🤣🤣🤣🤣

    1. O BELFORROXENSE
      O BELFORROXENSE

      hahahah Mais caro tudo no mercado, gasolina aumentando, remédios cada dia mais caro…Isso sim faz com que aumente a receita do DESgoverno…E mesmo assim o Bostil está quebrado!
      Mas essa menine Cesinha é muito chupadora de bolas do Ladrão velho.. Menine boqueteira sem cérebro….

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.