O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu classificar como “ataque” a ação militar de Israel na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza. Em nota divulgada na noite desta segunda-feira, 6, o Executivo brasileiro ainda “condena” o trabalho militar israelense. O país judaico está em guerra contra o grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro do ano passado.
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) foi o responsável por divulgar, em seu site oficial, o conteúdo crítico a Israel. No ar desde às 19h41, o texto, contudo, não tem a assinatura do chanceler Mauro Vieira e nem a de Lula.
“Ao optar, com essa ação militar, por deliberadamente intensificar o conflito em área sabidamente de alta concentração da população civil de Gaza neste momento, o governo israelense, mostra, novamente, descaso pela observância aos princípios básicos dos direitos humanos e do direito humanitário, a despeito dos apelos da comunidade internacional, inclusive de seus aliados mais próximos”, afirma o Itamaraty. “Tal operação pode, ademais, comprometer esforços de mediação e diálogo em curso.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A definição “ataque israelense” consta logo no título da nota do MRE. Já o aviso de que “o governo brasileiro condena o início de operação das forças armadas de Israel contra a cidade de Rafah” aparece no primeiro parágrafo do comunicado.
Na nota em que não menciona o grupo terrorista Hamas em nenhum momento, o governo Lula cita o desejo por um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Mas isso aparece apenas no quarto e último parágrafo. No mesmo trecho do texto, o MRE informa que se posiciona pela libertação dos reféns. O ministério não informa, contudo, que as pessoas sequestradas foram vítimas do movimento extremista islâmico.
Leia mais
Mais uma vez, o Itamaraty ignorou o caso de Michel Nisembaum. Brasileiro de 59 anos, ele é uma das mais de cem pessoas que seguem como reféns do Hamas.
Governo Lula “condena” ação de Israel em Hamas, mas evita críticas a ataque do Irã com mísseis e drones
A nota do MRE contra a ação de Israel em Rafah reforça a postura diplomática do governo Lula. Isso porque no mês passado, o Itamaraty evitou criticar o ataque do Irã ao território israelense. Na ocasião, a saber, o regime iraniano disparou mais de 300 mísseis e drones. Para a equipe do petista, no entanto, tal conduta bélica não passou do “envio” de objetivos de um país para o outro.
Em fevereiro, em evento na Etiópia, Lula comparou a contraofensiva israelense em Gaza ao Holocausto, período em que os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus. Dessa forma, o governo de Israel passou a considerar o presidente brasileiro com persona non grata.
Leia também: “Os antissemitas ‘pacifistas'”, reportagem de Eugenio Goussinsky publicada na Edição 215 da Revista Oeste
E mais: “Governo à deriva”, por Silvio Navarro
O governo Lula ao mesmo tempo que condena as ações de Israel contra terroristas do Hamás, ignora os direitos humanos e o devido processo legal dos próprios conterrãneos que supostamente praticaram os atos antidemocráticos.
Quando Israel anunciou que o país estava em guerra, todos os direitos humanos foram suprimidos, da mesma forma como Alexandre de Moraes declarou que não existe direitos humanos para quem praticou os atos antidemocráticos.
Existem pessoas que decifram as palavras de quem está no campo de futebol. Pois existem pessoas que entendem o semblante, tom de voz, olhares e outras manobras faciais. O Lula quando deu uma risdadinha no momento que Leite falou em Plano Marschal mostrou o que realmente já se sabe: ele não sabe o que é plano Marschalll. Riu porque achou engraçado o nome e não entendeu nada. OS IGNORANTES TOMARAM CONTA DO BRASIL. IGNORANTES NOS TRÊS PODERES E NA MÍDIA.
Não há diferença entre o governo do Luladrão condenar e a vaca peidar. Um país de um governo insignificante fica na retaguarda da história.
Esse bêbado ladrão e mentiroso só fala indignidades e nos envergonha ! Tenho um genro norte-americano que sempre me pergunta qual a razão dos brasileiros terem eleito esse crápula 3 vezes ! Eu digo para ele que ele é o maior mentiroso do mundo ! Nunca recebeu um voto meu nem os seus asseclas !
Esse bando de corruptos canalhas soltadores de presos ,não tem moral pra condenar nada e ninguém.
Putz! 😕
Os 3 ANÕES diplomático em ação.
De novo…