O governo Lula decidiu tirar do mercado geladeiras consideradas “ineficientes” em consumo energético. A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) estima que a medida vai provocar aumento dos preços desses eletrodomésticos, prejudicando os mais pobres.
“Só vão ficar no mercado a partir de 2026 geladeiras com valor acima de R$ 4 mil”, disse o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento, ao jornal O Estado de S.Paulo. “E isso vai provocar um prejuízo gigante para a população das classes C, D e E”.
Decisão do governo Lula provoca mal-estar entre fabricantes de geladeiras
A nova medida de Lula tem provocado mal-estar entre os fabricantes locais, que já enfrentam há dois anos seguidos uma queda no volume de produção. Além disso, o setor deve fechar o ano com o segundo menor volume produzido nos últimos dez anos.
Conforme decisão do Comitê Gestor de Indicadores e Níveis de Eficiência Energética do Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de 1º de janeiro, as fábricas não vão poder mais produzir e importar geladeiras com nível de eficiência energética abaixo de 85,5%. A partir de 2026, o índice vai subir para 90%.
+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste
A mudança do critério está oficializada na Resolução n.º 2, de 23 de novembro de 2023, publicada no Diário Oficial em 8 de dezembro. A medida deixou a indústria preocupada.
Por meio de nota, o Ministério de Minas e Energia disse que o processo de definição dos novos índices de eficiência energética para as geladeiras “foi amplamente discutido”. O MME disse que a Eletros participou das discussões, mas que “não logrou êxito em apresentar dados que fundamentassem suas afirmações nas mais diversas oportunidades”.
A Eletros estima que a consequência da nova medida petista é retirar 10% dos volumes de geladeiras já no próximo ano. E a retirada de 83% em 2026, quando o índice de eficiência deve ser de 90%.
Não é o mercado que define, as pessoas que escolhem, é o governo “ILUMINADO” que sabe o que é bom! Se antes o estado era um “representante” de Deus na terra, hoje o estado se acha um deus. Absurdo!!!
Imposto é roubo e o estado uma facção!!!
Fizerem o “L”, aguentem agora. E a coisa vai piorar em 2024, basta ver o preço dos alimentos no supermercado.
Kkkkkkkkkkkkk isso com muito amor. Foi assim com tomada de 3 pinos, extintores…..
“A medida causou maL e$$$$$$tar “.
Exigir equipamentos eficientes é uma medida correta. A questão de preços vai ser ajustada. Acho até corajosa a medida por que impopular. O consumidor seja ele pobre ou rico merece produtos de qualidade
Tomara eles também ataquem o pão que nessa de manter preço hoje nem mais pão é parece polvilho e o preço subiu.
Faz o L agora e vem 😀
É interessante a logística do pai dos pobres!
Um dos inúmeros ministérios criará uma linha de crédito para os mais pobres e assim enganam! ????
Leio a revista com o maior prazer, pois compactuo com a linha de pensamento, mas CRITICAR a EFICIÊNCIA jogando que a “… nova medida petista…. ” vai retirar geladeiras do mercado é uma atitude RASTEIRA e POLITICAGEM BARATA. Vamos parabenizar quem quer eficiência, e certamente exigir eficiência dos fabricantes os fará baixar os preços para vender equipamentos eficientes às classes C, D e E. É uma questão de volume para baixar os custos.
Como diz-se no popular: todo castigo pra “imbecil” é pouco! Estou achando ótimo!
É o pai dos pobres !!!! Isso aí turma, vendam seu voto a um corrupto. Façam o “L” não tem o que reclamar.
Follow the money… Alguém pagou muito ao nine e à sua gangue para que essa “medida prioritária” fosse tomada.
Bem feito pra pobreza que votou no Messias Macabro! Pobre tem que se lascar! Pra que querem geladeira? Não tem o que guardar. Eita!!
Estamos retornando a era da PEDRA DE GELO, onde só os mais abastardo tinha esta tecnologia, e os pobres como sempre bebiam água de poço.
Também acho ótimo! Quem pode, pode! Façam o L, cambada! Ahahahahah
Aí é só fazer aquele “carnezinho” gostoso da dona magalu….
Onde o PT e o Desgoverno se metem, vira cizânia.
Foi dessas “classes sociais” que saíram muitos votos do lula e da sua turma. Merecem. Fizeram o “L”, agora tirem proveito disso. Mais tarde, pagarão com desemprego, inflação, e vão continuar contentes acreditando no pai dos pobres, no nordestino que nunca trabalhou e venceu na vida.
O crédito da foto está grafado corretamente? “FREEPIK”, ou é sátira? Combinou com a matéria.
Bem feito para quem trocou voto por assistencialismo. Quem rala vai conseguir dar um jeito, os preguiçosos que se lasquem
Eh o governo das canetadas. E tem o ésseteéfe para ajudar caso alguém conteste.
QUEM TIVER QUE TROCAR A GELADEIRA…. ESSA É A HORA.
BRASIL SÓ LADEIRA ABAIXO.
Kkkkkk, tô adorando esse governo. Governo dos pobres para os pobres.
FAÇA O “”L”” E AQUELE DEDINHO QUE FICA PARA CIMA UTILIZE VASELINA E …………………….. , IGUAL A GALINHA QUE SÓ LEVA NO………………. Nao existe meia verdade, os isentoes, parasitas, oportunistas , vagabundos e outros parasitas da sociedade sao os responsaveis pela manada de comunistas que invadiu os poderes da Republica. VOCE, QUE PENSOU QUE A URNA SEM VOTO IMPRESSO E AUDITAVEL SERIA A SOLUÇAO, PREPARE A MENTE, PORQUE ESSE TEU CORPINHO JÁ É NOSSO. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abaixo a roubalheira
Não vão terem geladeiras para guardar as picanhas e as cervejas .
O Gabiru vai aumentar a venda de caixas de isopor ,fica mais barato para quem fez o L.
Não se preocupem, esse aumento será do fabricante, não do consumidor. ????
FazuéLe!!!
Fábricas de gelo e de caixa térmica sorriam pois seu mercado consumidor vai aumentar. Quem não conseguir mais comprar uma geladeira nova pois os preços são altos, façam o L de Ladrão e sorriam. KKKK
Os próximos ‘carnês gostosinhos’ serão mais caros e com sabor artificial de picanha.
Os estúpidos que são tambem esses pobres afetados por esta nova regra do regime petralha apenas são tolerados como idiotas úteis pelo valor que fornecem nas eleições. Todo ciclo eleitoral eles entram em evidência.
Boa parte dessa turma vende o voto. Quero mais é que se lasquem!!!