A máquina pública federal está servindo de espaço para empregar centenas de políticos. De acordo com o site Poder360, ao menos 358 ocupam espaço em cargos comissionados espalhados por diversas estruturas do governo Lula.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste
Do total, políticos ligados a partidos de esquerda são maioria nos chamados cargos de confiança no Executivo federal. Partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT lidera a lista feita a partir da folha de pagamento de maio. Ao todo, conforme ressalta o veículo de comunicação, são 112 petistas em ação no governo federal.
Leia mais:
Legenda do vice-presidente Geraldo Alckmin, o PSB aparece na segunda posição no ranking. Há pelo menos 29 socialistas em funções nos escalões do atual governo. Três legendas com ministros completam o top five da lista: PSD, PCdoB e União Brasil. Cada sigla conta com 26, 21 e 20 filiados espalhados pela máquina pública federal — com salários pagos pelos contribuintes do país.
Ao todo, 23 partidos contam com políticos em cargos comissionados. A lista inclui legendas como PP, Republicanos e Podemos. Sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL também figura no levantamento. Conforme o Poder360, há seis liberais nesssa condição.
Políticos derrotados em eleições com cargos comissionados no governo Lula
O levantamento também ressalta a presença de quem encontrou no governo federal espaço para não entrar na lista de desempregados do país. De acordo com o material, a maioria dos políticos em cargos comissionados no governo Lula foi derrotada nas eleições de 2020 e de 2022. Há pelos menos 318 nessa condição.
É o caso, por exemplo, do petista André Ceciliano. Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, ele não conseguiu se eleger senador no ano passado. Contudo, encontrou espaço no governo Lula. O político derrotado desempenha função de assessor na Secretaria daa Presidência da República.
Leia também: “Cabide de empregos para derrotados”
Ao menos vamos aprendendo com o PT tudo que uma constituição não deve permitir e, quem sabe, no futuro venhamos a confeccionar uma constituição mais aperfeiçoada.
Um incomensurável cabide de empregos para parasitas que vivem as nossas custas. Até quando vamos tolerar tanta usurpação?
Governo dos picaretas a começar pelo Presidente. O pagador de imposto paga o emprego da companheirada. REVOLTANTE