Em sua nota de repúdio aos ataques terroristas contra o Estado de Israel, que ocorreram na manhã deste sábado, 7, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ignorou o Hamas. O grupo é responsável pelos atentados que vitimaram pelo menos 70 israelenses e deixaram outras centenas de feridos.
O Ministério das Relações Exteriores lamentou as mortes e informou que “exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação”. De acordo com o Itamaraty, o governo brasileiro é favorável à criação de dois Estados.
Leia também: “Ataque do Hamas contra Israel coincide com os 50 anos da Guerra do Yom Kipur”
Mais cedo, parlamentares e ex-políticos conservadores cobraram um posicionamento oficial do governo Lula sobre os ataques do Hamas. O Planalto emitiu uma nota considerada “fria” pela direita.
O senador Ciro Nogueira, ex-ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL), disse que o PT “já culpou a Ucrânia, pela invasão russa”. “Agora, o Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU”, acrescentou. “Se não condenar a atroz invasão de Israel, só flertará com a contradição.”
O governo do PT 5 já culpou a Ucrânia pela invasão. Agora, o Brasil ocupa a presidência do Conselho de Segurança da ONU. Se não condenar a atroz invasão de Israel – é só – flertará com a contradição. Pelo bem do Brasil, que o PT fale ao mundo pelo país e não por ideologias.
— Ciro Nogueira (@ciro_nogueira) October 7, 2023
Ao compartilhar imagens de israelenses mortos, o ex-ministro da Secom Fábio Wajngarten perguntou “se o governo do amor já repudiou o ataque covarde”.
O Governo do AMOR já repudiou o ataque COVARDE contra Israel?
— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) October 7, 2023
Minhas orações com o POVO de ISRAEL. pic.twitter.com/tJW6sfveit
“Será que algum esquerdista vai se solidarizar?”, perguntou o vice-presidente da Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ao manifestar solidariedade ao povo de Israel e repudiar o ataque do Hamas.
Minha solidariedade ao povo judeu, por esse ataque a uma nação soberana!
— SÓSTENES (@DepSostenes) October 7, 2023
Esse terroristas merecem uma resposta à altura.
Aguardem, que a ESQUERDA depois, vai sair acusando o Estado de Israel pela reação.
Será que algum esquerdistas vai se solidarizar? https://t.co/FgvocXpWZj
Hamas parabenizou Lula por vitória nas eleições presidenciais
Em 31 de outubro de 2022, depois da confirmação da vitória de Lula nas eleições presidenciais, o Hamas parabenizou o petista.
O grupo terrorista islâmico afirmou que a eleição de Lula “é uma vitória para todos os povos oprimidos ao redor do mundo, particularmente o povo palestino, pois ele é conhecido por seu forte e contínuo apoio aos palestinos em todos os fóruns internacionais”.
Leia na íntegra a nota do governo Lula
“O governo brasileiro condena a série de bombardeios e ataques terrestres realizados hoje em Israel a partir da Faixa de Gaza, provocando a morte de ao menos 20 cidadãos israelenses, além de mais de 500 feridos. Expressa condolências aos familiares das vítimas e manifesta sua solidariedade ao povo de Israel.
Ao reiterar que não há justificativa para o recurso à violência, sobretudo contra civis, o governo brasileiro exorta todas as partes a exercerem máxima contenção a fim de evitar a escalada da situação.
Não há, até o momento, notícia de vítimas entre a comunidade brasileira em Israel e na Palestina.
O Brasil lamenta que em 2023, ano do 30º aniversário dos Acordos de Paz de Oslo, se observe deterioração grave e crescente da situação securitária entre Israel e Palestina.
Na qualidade de presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão.
O governo brasileiro reitera seu compromisso com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas. Reafirma, ainda, que a mera gestão do conflito não constitui alternativa viável para o encaminhamento da questão israelo-palestina, sendo urgente a retomada das negociações de paz.”
Esse é o lula, esse é o cara que foi colocado na cadeira de presidente pelo stf/tse e rede globo, apoiado por uma multidão de ignorantes. Um aliado do hamas, um simpatizante do Irã que permitiu que navios de guerra iranianos ancorassem no porto do rio de janeiro, com a anuência da chamada marinha do Brasil. Esse é o lula que culpou a Ucrânia por ter sido invadida pela Rússia. Esse é o lula que recebeu maduro, outro crápula em quem ele se inspira, com todas as honras de chefe de estado, com direito a continências e salamaleques dos milicos daqui. Esse é o lula que é recebido pelo papa usurpador comunista, bergoglio, vulgo francisco, para receber bênçãos a qualquer hora do dia ou da noite. O mesmo lula que transformou a imagem do Brasil, de anão diplomático e o coloca hoje como o verme diplomático no contexto internacional. As minúsculas não estão aí por ignorância; procuram demonstrar o meu desprezo pelas pessoas/instituiçoes a que se referem.
Este desgoverno está ligado a ditaduras e movimentos terroristas o Hamas é mais um deles
Lula ignorar e se calar perante o ato terrorista do Hamas não me surpreende. E o papa chiquinho ??? Calado tsmbem? Pra ele so tem inocentes na faixa de gaza
Ele ainda vai se arrepender de suas ações.
Ele é uma Mula querendo ser Mullah.
Não esquecer que o MULLALADRÃO permitiu a instalação em Brasília de uma “embaixada” da Organização para Liberação da Palestina, que não tem reconhecimento como nação em nenhum lugar do mundo. Não esperem nada, além das baboseiras habituais, desse bandido.
Condena quem? Os foguetes? Isto é o des-governo do PT. Cara-de-pau! Parceiro de terroristas. Vergonha! Não me representa.
Cadê os incansáveis arautos do “Estado Democrático de Direito” ??
Israel tem estes hediondos atentados terroristas e nem assim nenhuma contestação?