O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, pretende propor ao Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que suspenda a antecipação do saque-aniversário. Essa medida funciona como um empréstimo bancário, com teto de juros de 2,05% ao mês. Em contraste, o cheque especial custava, em média, 7,15% ao mês em março, e o rotativo do cartão de crédito quase 15%.
A possível suspensão do saque-aniversário do FGTS retiraria do mercado uma das opções mais acessíveis de empréstimo. Isso ocorreria em um momento em que mais de 70 milhões de pessoas enfrentam restrições de crédito, conforme dados da Serasa Experian.
A proposta também coincide com a pressão do governo para a redução da taxa básica de juros pelo Banco Central, atualmente em 13,75% ao ano.
Caso a medida seja efetivada, novas operações de antecipação de saque seriam suspensas. No entanto, aqueles que já contrataram tais operações não seriam afetados. O saque-aniversário seria a única modalidade mantida.
O governo justifica que, embora a antecipação de recursos não seja considerada um saque, o valor precisa ser contingenciado, conforme o Ministério do Trabalho.
O órgão argumenta que essa mudança pode ter impacto positivo no resultado líquido das contas do FGTS e favorecer políticas públicas de habitação e saneamento. Setores como a construção civil também apoiam a ideia de Marinho.
Outra possível mudança em discussão é a alteração nos porcentuais do saque-aniversário, que atualmente variam de 5% a 50%. Essa modificação não requer aprovação do Congresso Nacional, pois a legislação permite que o Ministério da Fazenda ajuste os porcentuais anualmente.
Com o reajuste pela TR, o FGTS deveria poder ser sacado MENSALMENTE.
Quando o trabalhador vai se aposentar, recebe a metade do que deveria por este reajuste abusivo.
De outro modo de dizer, tudo perfeito, exatamente como o esperado. Tanto que foi votado foi e é apoiado.Trabalhadores desde a era Vargas, querem precisam, exigem, não podem ficar sem o estado para administrar suas vidas, de trabalhadores… até de consumidores, então ele diz, deixem seus recursos no f…. sendo consumidos pela inflação galopante do estado gigantesco e hiper gastador, sabido que tais recurso não são para o querido no poder pagar estadias, diárias Londrinas de centena de milhares de reais, ou em itens como fazer trabalhadores pagarem algo como mais de um real por litro de gasosa…. Então o voto dado implica é a aceitação dessas coisas, se espera que não reclamem. Penso que se a grana é dos trabalhadores, dos consumidores, que façam bom proveito, usem como melhor convier, até mesmo pagar mais impostos e ou deixar na mão dos políticos por eles eleitos e apoiados e ou até as diárias de hotel do querido eleito… façam bom proveito
Façam o L !!!
O comunista ladrão só faz desconstrução e todas prejudicam os podres. É de fato um DESgoverno.
Luiz Marinho achar alguma coisa?
Nunca vi tamanha fome pelo nosso dinheiro como agora. Lula quer saquear todo o dinheiro do povo, e um pouco mais, para quebrar o país rapidamente.
Governo ilegítimo, tirano e criminoso.
Com a chegada do regime petralha ao poder, hoje vivemos sob o reino do terror. Cada ciclo ou cada ação do regime petralha em transformar nosso país em uma pocilga comunista esta se tornando mais radicalizada, canibalística, e letal, até que atinja seu final lógico e termine em uma absurdidade violenta.
Como aconteceu na revolução Francesa, a revolução conduzida pelos petralhas é contrária a natureza humana e portanto tem que ser imposta pela força e coerção. Mérito é o grande inimigo dos petralhas.
Nós ainda não chegamos ou descemos ao ponto da guilhotina, mas estamos a caminho com tanta usurpação e ostracismo dos nossos direitos, e a violência hedionda redefinida como crimes comuns inimputáveis.
O dinheiro esta sendo imprimido para espalhar à riqueza, até que se torne inútil como o peso Argentino. O ímpacto será sentido por décadas.
Os petralhas revolucionários que destruiram a forma como a Lei era aplicada e permitiram a desordem e criminalidade crescer, possuem os recursos para se proteger da distópia que criaram.
O que era antes acreditadas e eficientes agências do governo se tornaram armas mortíferas e incompetentes, voce busca socorro médico por uma fratura no SUS e sai de lá com infecção generalizada e mortal.
Uma contrarrevolução esta evoluindo, não apenas porque as pessoas estão zangadas com o que nosso país se tornou, mas também porque estamos aprendendo que se fizermos absolutamente nada, em breve não teremos um país.
FAZUELI 🤡🤡🤮🤮
A companheirada incompetente no poder. A turma que fez o “L” deve estrar feliz, tudo contra o trabalhador. O Luladrão critica o Presidente do BC e o ex-g0verno p
Kkk… Favorece os bancos e prejudica o trabalhador. Chega de tanto amor!
Quando foi prefeito de São Bernardo quebrou a cidade… agora, quer quebrar o país… Se grita pega…. L … não sobra um meu irmão….