publicidade
Política

Governo Lula retoma educação sexual nas escolas

Ministério da Saúde vai liberar R$ 90 milhões para a iniciativa

Executivo disse querer promover ainda os direitos humanos nos colégios | Foto: Foto: Divulgação/Ricardo Stucker

O Ministério da Saúde (MS) informou que vai retomar o ensino de educação sexual nas escolas. Trata-se de uma iniciativa que faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), criado em 2007. Espera-se atender 25 milhões de estudantes.

De acordo com o MS, o PSE também terá “atividades de prevenção de violências e acidentes, saúde mental, promoção da cultura de paz e direitos humanos”. O MS liberou R$ 90 milhões para custear o PSE.

Receba nossas atualizações

“Com a iniciativa, o governo federal amplia políticas que não foram abordadas pela gestão anterior, retomando temáticas como prevenção de violências e acidentes, promoção da cultura de paz e direitos humanos, saúde sexual e reprodutiva, além de prevenção de HIV/IST nas escolas”, disse o ministério, em nota.

Leia também: “Portaria do Ministério da Saúde diz que SUS é ‘racista e machista'”

O presidente Lula, durante a posse da socióloga Nísia Trindade no Ministério da Saúde – 02/01/2023 | Foto: Ricardo Stuckert/PR

Programa sobre educação sexual nas escolas, sob Bolsonaro

Em 2019, durante a gestão Bolsonaro, o então presidente criticou a Caderneta Saúde do Adolescente e mandou retirar figuras da cartilha. De acordo com uma mãe, que fez um apelo, o documento exibia imagens impróprias. “Mostra certas figuras a que não cai bem para meninos e meninas de 9 anos terem acesso”, disse Bolsonaro, na ocasião.

Dessa forma, o Poder Executivo restringiu o PSE a dicas sobre alimentação saudável, prevenção de obesidade e promoção da atividade física.

Leia também: “Mais Brasília e menos Brasil”, artigo de Ubiratan Jorge Iorio publicado na Edição 174 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

5 comentários
  1. KATIA CHRISTINA LIMA SOARES
    KATIA CHRISTINA LIMA SOARES

    A PREOCUPAÇÃO DEVERIA SER COM A ALFABETIZAÇÃO DAS CRINAÇAS E NÃO COM IDEOLOGIA DE GENERO E SEXO. BRASIL É SÓ LADEIRA ABAIXO. Vamos ver o que a Direita vai fazer.

  2. carlos
    carlos

    Governo porco e calhorda.
    Educação sexual é ensinado em casa, pelos pais, não pela escola , com viés ideológico.

  3. MNJM
    MNJM

    Mais uma gastança p o desgoverno . O material já até imaginamos a qualidade. Esse assunto compete a família.

  4. julio bento da silva bento
    julio bento da silva bento

    LULADRÃO é IMBATÍVEL na arte de roubar com mulheres feias e HORRÍVEIS em todos os sentidos!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade