-Publicidade-

Governo procura substituto para Mandetta

Ministro já sinalizou a membros de sua equipe que deixará a pasta em breve. Intenção é achar alguém técnico e mais alinhado ao governo
Ministro Mandetta está praticamente fora do ministério | Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil
Ministro Mandetta está praticamente fora do ministério | Foto: Marcello Casal Jr - Agência Brasil | Ministro Mandetta está praticamente fora do ministério |

Ministro já sinalizou a membros de sua equipe que deixará a pasta em breve. Intenção é achar alguém técnico e mais alinhado ao governo

Ministro Mandetta está praticamente fora do ministério | Foto: Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Apesar de ainda não ter sido anunciada oficialmente a saída do ministro Luiz Henrique Mandetta, integrantes do governo federal já buscam seu substituto. Alguns nomes como o deputado federal Osmar Terra (MDB) e a infectologista da USP Nise Yamaguchi perderam força nos últimos dias. A ideia dos militares agora é trazer um nome que seja técnico e alinhado ao governo federal.

MAIS: No Brasil, 55% dos pacientes que tiveram a covid-19 estão curados

Em um primeiro momento, o governo estuda nomear o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, no lugar de Mandetta enquanto busca uma alternativa para a pasta. O Palácio do Planalto quer evitar novas polêmicas sobre a condução da política de combate ao coronavírus. Por isso, busca um infectologista que consiga equacionar isolamento vertical, prescrição de cloroquina e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Integrantes do Planalto admitiram que a entrevista dada por Mandetta ao programa Fantástico, no último domingo, 12, foi a gota d’água. Desde então, o ministro, que já não era bem-visto pela ala ideológica do governo, também perdeu o apoio da ala militar e hoje sua situação dentro do Ministério da Saúde é tida como insustentável.

Na manhã desta quarta-feira, 15, o presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores que resolverá a “questão da Saúde” o mais rápido possível, em uma sinalização clara de que a exoneração de seu auxiliar agora é questão de tempo. “Resolveremos a questão da Saúde no Brasil para tocar o barco”, disse.

O próprio Mandetta já tem consciência disso. Desde a noite de ontem, auxiliares do ministro começaram a esvaziar suas gavetas esperando por um anúncio oficial por parte do Palácio do Planalto. Nesta quarta, notícias sobre a exoneração de Mandetta foram compartilhadas nos grupos de WhatsApp  no ministério com recomendações como “preparem-se” e até “é o fim”.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

15 comentários

  1. Esse Mandetta é uma fraude. Um político de carteirinha que sabe fazer discursos eloquentes, com ar de sabedoria. Está anunciando pico da doença e colapso do sistema de saúde desde março, em cada entrevista que faz ele muda a data. Gostou do afago que a mídia fez e colocou seus interesses políticos acima da missão de Ministro. Já vai tarde.

      1. O que o Mandetta fez não é atitude de nenhum profissional, seja ele da área que for e do cargo que ele ocupa, você dar uma entrevista na emissora de maior audiência falando mal do seu chefe e ainda falar que não vai pedir demissão, é no mínimo falta de ética, pra ser demitido em rede nacional, bem ao estilo dele.

    1. Ele demonstrou antiético o tempo inteiro. Se o cargo é de confiança, se ele não estava alinhado com as ideias do presidente, deveria ter pedido para sair. Fiou fazendo jogo político. É mais um pilantra

    2. É lamentável o que está acontecendo no meu país. Aos 76 anos não imaginava presenciar tamanha insensibilidade por parte de nossos políticos. Isto para declinar outros adjetivos mais apropriados. Num momento de todos se unirem para ajudar um governo que está tentando governar e, tenho a certeza, quer o melhor para o seu povo estamos vendo, abertamente, o que estão fazendo. Talvez, é bem provável, que eles só conheçam como dirigir uma nação os métodos corruptos que não são cuidar do bem daqueles que os elegeram mas sim de seus próprios interesses. Para mim são pessoas menores e dignas de pena. Mas podem ter a certeza que receberão o pagamento por tudo que estão fazendo. Deixem quem foi eleito democraticamente governar. Já aguentamos por vários anos corruptos inescrupulosos solapando o Brasil.

      1. Foi o único ministro que não despetizou a pasta. Entrevista para o Fantástico foi canalhice, o cara não dá entrevista pra ninguém. Essa sabotagem a Cloroquina está patética.

  2. Mandetta é apenas um deputado ortopedista, filiado ao DEM, do Rodrigo Maia, e cheio de problemas com a Justiça por improbidade administrativa.
    Faz jogo para torcida, sabe que em caso de caos Econômico, basta se demitir e deixar o Governo se ” virar” . Depois, em 2022 se candidata a algum cargo , tendo como bandeira o ” ministro que salvou milhares ” Só mais um Politico oportunista que viu na crise, uma oportunidade de se tornar conhecido no Brasil inteiro.

  3. Que diabos um ortopedista “aposentado” manja de pandemia? Tem que ser alguém com cacife científico para o lugar. Osmar Terra já deu a sua contribuição. CIENTISTA e do ramo.

  4. No início do Covid-19 até que teve bom senso, mas em pouco tempo foi aliciado pela imprensa extremista e gostou do afago. Se não bastasse, foi usado pelo Rodrigo Maia e sua corja para criar polêmicas. Por fim, se vendeu a Globo e mostrou seus verdadeiros objetivos, desestabilizar o país e criar pânico na população. A tentação falou mais alto e a máscara caiu.

  5. Quando vi a primeira entrevista do Mandetta, posando de cientista e falando que seguia a OMS, percebi que era uma fraude. Depois que soube que deu um rombo na Santa Casa de Campo Grande perdi de vez a confiança. Além do mais é ortopedista e mostrou-se um canastrão declamando Augusto dos Anjos. Todo vigarista é envolvente e consegue enganar muita gente por algum tempo, porém não todos todo tempo. Já vai tarde. Estava, segundo denúncias com um golpe milionário com sua equipe de charlatães para dar no MS no setor de TEleMedicina. Por isso que não queria sair. E mais sua curva era uma reta!

  6. De doido ele não tem nada. Ele é mau caráter mesmo. Ao invés de se preocupar com a saúde do povo está se preocupando em fazer campanha eleitoral para si próprio. Realmente se tornou super star, quer dizer, está se achando!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês