O senador Eduardo Gomes (PL-TO), líder do governo no Congresso, está buscando apoio para aprovar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tem o objetivo de criar o cargo de senador vitalício para ex-presidentes da República. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 11, pela revista Veja.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-presidentes José Sarney (MDB), Fernando Collor de Mello (PTB), Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB) poderiam se beneficiar da medida.
O texto, ainda em construção, traria experiências similares às testadas em outros países. Os senadores vitalícios assumiriam o cargo na próxima legislatura e teriam prerrogativas diferenciadas. Eles poderiam discutir projetos de lei e integrar comissões temáticas, mas não participariam de votações de emendas nem do processo de escolha do presidente da Casa.
Relacionadas
Os parlamentares formariam uma espécie de “conselho de alto nível”, segundo Gomes. “Imagina como o debate seria enriquecido se a gente tivesse o ex-presidente Sarney duas vezes por semana aqui no Senado”, observou. “A meta é você ter um país minimamente pacificado depois da eleição.”
A PEC em construção estabelece que os senadores vitalícios teriam direito apenas ao gabinete e a alguns assessores do corpo efetivo do Senado, o que, na teoria, reduziria o custo para os pagadores de impostos.
Essa ideia não é nova. Depois de FHC deixar o governo, por exemplo, o Congresso apresentou a mesma proposta. Os petistas seguiram no mesmo caminho ao término dos governos Lula e Dilma.
nossa…imagina o alto nível do debate com Lula e Dilma…. e sarney com suas peripécias. Acorda. Demite todos e pronto, cancela os milhares de benefícios (no máximo um salário mensal e deu).
Zurra Jumentominio!
Ideia de jumento!! Só um idiota para aceitar isso.
Não gostei. Eles que se candidatem ao cargo.
Fica nítido o interesse de proporcionar foro privilegiado ao futuro ex-presidente Jair Bolsonaro. Quem não deve, não teme! Lamentável!
Alto nível? Dilma alto nível? Mulher sapiens alto nível. Sarney com cem anos de idade já mumificado vai contribuir com o que? Lula ladrão, corrupto,vigarista e álcoolatra alto nível? É cada um dessas figuras sombrias com cem assessores verba de gabinetes.
Não façam isso. Já basta que vão mamar na teta do estado pro resto da vida.
E eu pensando que já tinha visto de tudo!! Esse babaca que está propondo essa canalhice merece um bom Burdizzo!!
Eu não entendo, sô !!! Só sai merda da cabeça desses caras !! Custam um absurdo para a viúva e o retorno que dão é ZERO !!
Isso é a coisa mais absurda já ouvi…olha merda que supremo tá fazendo, todo mundo reclama mas não faz nada contra STF porque não consegue …já pensou LULA ,DILMA com cargos permanentes e depois pra tirar. Olha sinceramente esses políticos não fazem nada em favor do povo. Nem no supremo deve existir cargo vitalício, isso deve ser revisto, o poder é bom e vicia. Chega de farra com dinheiro publico, quem concorda com uma coisa dessa gosta mesmo de ser explorado…afff
Podiam arrumar uma boquinha dessa pra mim. Assim como eles, eu não iria fazer nada, apenas receber minha bufunfa e viajar pelo mundo falando abobrinha.
Que nooooojooooo!!! Asco total!
Se senadores fossem úteis já teriam impeachmado a quase totalidade do TSE.
Aff…
Em países desenvolvidos a coisa funciona pelo nível dos ex. Imagine aqui os corruptos Sarney, Dilma, Lula, FHC e Collor dando pitacos nas decisões legislativas. Desastre. O que deveria ser proposto é a redução do número de senadores e que a quantidade por Estado fosse equivalente ao número de eleitores. Claro, com voto distrital!!
Vá para PQP
E que tal uma emenda eliminando os muitos benefícios concedidos a ex-presidentes, ex-senadores e ex-deputados?
Aí, sim, estaríamos no caminho da moralidade e pacificação.
O povo não aguenta mais bancar as farras do executivo, legislativo e judiciário.
Perfeita tua resposta, Sergio Julio. É exatamente o que a população pagadora de impostos e mantenedora da boa vida destes elementos quer.Eliminar todos os benefícios concedidos ao executivo, legislativo e judiciário.
A idéia foi lançada! Se o “consórcio”, daqui para a frente começar a doutrinação, podem saber que não é bom para o país!!
“Imagina como o debate seria enriquecido se a gente tivesse o ex-presidente Sarney duas vezes por semana aqui no Senado”.
Jesus! É duro ter que ouvir uma barbaridade dessa.Tinha que ser do Tocantins.Será que esse senador não tem vergonha na cara?
De início me pareceu uma proposta interessante. Já custam uma fortuna aos cofres públicos. Nada mais justo que darem alguma contrapartida. O não direito a voto é essencial, mas como estamos no Brasil, isso pode ser apenas uma “vaselina” que depois vai ser removida.
Mas, numa segunda análise, percebi a inconsistência. Ex-presidentes não representaram o Legislativo, e sim o Executivo. Deveria sim, ser criado um conselho consultivo especial da Presidência de República composto por ex-presidentes em caráter obrigatório. Seria algo como o Conselho da República. O próprio Conselho da República poderia ser ampliado para incluir os ex-presidentes em caráter vitalício. Enfatizando: conselho CONSULTIVO.
Quando o cara não tem o que fazer, fica criando essas merdas.
MEU DEUS, que idiotice é essa. Será que o povo brasileiro é tão burro que passa ano e vem ano, sempre aparecem esses canibais do dinheiro público para sempre acreditar que tem trouxas a todo momento. VAMOS avançar na democracia, o momento é processar o TSE/STF e os comunistas plantonistas que destruíram a democracia do PAÍS no processo eleitoral. BORA PARA A FRENTE DOS QUARTÉIS E ESPERAR PORQUE SE DER UMA PISCADA OS COMUNISTAS LHE PROCESSAM POR AQUILO QUE NÃO SE FEZ, DEIXEM DE SEREM VISUALIZADOR DE PAISAGEM!!!!
é a teta vitalicia, mamar ate o capeta carregar e a populaçao que pague a farra
Se isso significar foro privilegiado, por um lado, o Bolsonaro estaria livre de ser preso, uma vez que esse é um dos objetivos da esquerda a partir de 2023. Por outro lado seria o livramento absoluto do nine descondenado, imaginem um próximo governo em 2026 com aquelas peças que já governaram o país encravadas como furúnculos no congresso. Na minha opinião, uma péssima ideia.
O contribuinte agradeceria penhoradamente se abolíssemos o senado e reduzíssemos o número — concomitantemente com mais qualificação! — de deputados. Banânia não gera riqueza suficiente para sustentar quantidade tão volumosa de parasitas…
Reduzam as mordomias, salários e número de políticos que o país vai melhorar muito.
Tem a ver com foro privilegiado…
Seria a Oficialização do roubo.
Por quê não sugerem reduzir o número de parlamentares, definir um número fixo de ministérios, retirar assessores de ex presidentes? Se é Ex, pra que mordomia e privilégios?
Só por Deus, o país se afundando e a pessoa quer criar mais um cargo vitalício? Já temos os do STF e olha no que deu…Senador, faça seu trabalho de lutar pelo Brasil agora e faça valer nosso voto! Foco no que importa!
Meu Deus que vergonha tinham e q reduzir o número de senador, deputado e vereador e com certeza o número de partidos políticos para reduzir os gastos e pagar um salário digno aos enfermeiros q não conseguem dinheiro
Será melhor se morrer alguns
Que tal começar com dois dinossauros
José Sarney
Fernando Henrique
A viúva Brasil agradeceria
Mais uma imoralidade que querem nos enfiar goela abaixo!
VOU PARAR DE ASSINAR OESTE, COM TANTO FAKE NEWS.
ANUNCIAM A INSTITUCIOLIZACAO DO CRIME ORGANIZADO, SEM QUALQUER CERIMONIA.
Vou preservar Getulio Vargas!!!
À pqp o crime organizado.
PS.
SENADO NEM DEVERIA EXISTIR.
Saudades de JOÃO BAPTISTA FIGUEIREDO.
Entendia o cara de cavalos e gostava do cheiro.
Nossos nobres são
PHD em como gastar o dinheiro do contribuinte em favor deles e nunca em favor do pagador de imposto.
Duvido que o presidente que eu votei aceite essa pensão
Alice, Oeste esta acabando.
Incluiu o Jair, nosso capita na lista de bandidos.
Se reposicione!!!
Como se ele n aproveita-se as regalias q o cargo lhe proporciona né
É o líder do governo q tá propondo isso. O LÍDER DO GOVERNO.
Faça isso não senador, tome vergonha nessa cara.
Respeita o povo brasileiro que está lutando contra os marginais fraudulentos e o Sr vem com essa imoralidade.
Ideia estafudia não deve vingar o que o Brasil precisa é foco pra obediência a constituição, chega de ditador comunista do supremo! O congresso tem que ter eficiência e rapidez pra devolver os direitos constitucionais ao povo!
Interessante: como tem gente desocupada no Brasil.
Sou contra, pessoas como essas inibiriam o surgimento de novos líderes dentro do Senado, o que convenhamos: já não acontece há muuuito tempo. E seria uma descupa perfeita para nos onerar mais.
Eu não vejo motivos de termos que arcar com as despesas dos ex-presidentes. Eles, mesmo depois de anos fora do cargo, continuam como uma instituição, tendo comitivas de carros e assessores oficiais, seguranças fornecidos pela ABIN etc.
Eu acho que passado quatro anos depois do mandato, não há porque bancar-mos seguranças, carros oficiais, assessores, viagen etc, basta o salário aposentadoria e já era. Se quiserem mais benefícios, que se candidatem e vençam as eleições. Já sou contra benesses para quem está no cargo, imagina se concordaria em mantê-las aos demais fora dele.
Esse senador tem que ser é preso por criar uma porcaria dessas, pra gastar dinheiro público, se já ex presidente não tem que ter benefício de nada com o dinheiro público, segue a vida e vai trabalhar.
Que ideia de m…. Imaginem mais um…. No congresso???
DEPOIS DA SEPARAÇÃO DEFINITIVA ENTRE TRIGO E JOIO TUDO SERÁ APAGADO DA HISTÓRIA.
Esse senhores e o líder do governo na câmara. Inacreditável, é chamar o brasileiro de trouxa.