O governo federal anunciou no último domingo, 26, que encerrará 2021 com a regularização de aproximadamente 290 mil refugiados venezuelanos por meio da Operação Acolhida. De acordo com a Casa Civil, mais de 1 milhão de atendimentos foram realizados na fronteira do Brasil com a Venezuela.
A iniciativa foi criada em 2018 para dar atendimento humanitário aos venezuelanos que entram no Brasil pelo Estado de Roraima. O suporte consiste em recepcionar, fazer a identificação, a fiscalização sanitária, a imunização, a regularização migratória e a triagem dos refugiados.
“O Brasil tem sido receptivo com essas pessoas, que já vêm de uma saga de sofrimento”, disse o ministro da Cidadania, João Roma. “Pessoas que, muitas vezes, caminham por dias sem fim, trazendo suas famílias a pé. Com a Operação Acolhida, conseguimos fazer com que mais de 60 mil pessoas fossem abrigadas no Brasil, inclusive com oportunidade de trabalho.”
Segundo dados atualizados da Casa Civil, cerca de 335 mil Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) já foram emitidos desde o início do projeto.
Planejamento
Para acomodar o grande número de refugiados, a Operação Acolhida conta com 12 abrigos em Boa Vista (RR), quatro deles destinados a indígenas. Em Pacaraima (RR), um décimo terceiro abrigo também é destinado a indígenas.
Em outubro deste ano, o presidente Jair Bolsonaro visitou o centro da Operação Acolhida, em Boa Vista. Na ocasião, o chefe do Executivo federal reconheceu a importância do trabalho prestado pelo país. “Aos venezuelanos que estão aqui, boa sorte a vocês! Parabéns ao Exército brasileiro, entre outras organizações aqui presentes, que trabalham para acolhê-los”, afirmou.
A força-tarefa é coordenada pelo governo federal com apoio de entes federativos, agências da ONU, organismos internacionais, organizações da sociedade civil e entidades privadas. No total, há mais de 100 participantes.
Leia mais: “América vermelha”, artigo de Gabriel de Arruda Castro e Silvio Navarro publicado na Edição 92 da Revista Oeste
Certeza que esses 290k venezuelanos fugiram prq não aguentaram o quão bom é o Governo daquele país, tal qual Norte Coreanos, Cubanos (fora outros países da África e Ásia). Tomara que se assimilem culturalmente e encontrem guarida em nossa sociedade!
Situação errada na minha opinião , temos um país com grave problema social , fecha esta fronteira , o venezuelano tem que derrubar seu governo e recuperar sua dignidade , estamos em plena luta para não termos um governo como o deles .
Renovação no STF
290 mil pessoas q conseguiram fugir da desgraça que se tornou o seu país de origem por conta da insanidade de ditadores comunistas. Que consigam retomar suas vidas aqui com dignidade, pois deve ser terrível ter q se submeter a essa fuga deixando tudo para trás. Enquanto isso os vagagundos de plantão aqui no Brasil querem nos levar para o mesmo caminho.