publicidade
Política

Governo solicita à Itália extradição de Tagliaferro

Ministério das Relações Exteriores formalizou o pedido nesta segunda-feira, 25

Tagliaferro atuou diretamente em processos sensíveis relacionados às eleições de 2022 e às investigações que se seguiram aos atos de 8 de janeiro de 2023 | Foto: Divulgação/Oeste
Tagliaferro atuou diretamente em processos sensíveis relacionados às eleições de 2022 e às investigações que se seguiram aos atos de 8 de janeiro de 2023 | Foto: Divulgação/Oeste

O Ministério das Relações Exteriores enviou à Itália, nesta segunda-feira, 25, um pedido de extradição de Eduardo Tagliaferro. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, por crimes supostamente praticados enquanto trabalhava no gabinete do magistrado, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

De acordo com as denúncias, Tagliaferro teria cometido “violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação”. A PGR também o denuncia por suposta “tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito”.

Moraes pediu a extradição do ex-assessor na semana passada e encaminhou a solicitação ao Ministério das Relações Exteriores por meio do Ministério da Justiça.

Tagliaferro foi assessor-chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE. Ele atuou no tribunal de agosto de 2022 a julho de 2023, quando Moraes era presidente.

O que diz a defesa de Tagliaferro

A defesa de Tagliaferro afirmou ver com indignação o pedido de extradição. “É um incêndio na Amazônia, não apenas uma cortina de fumaça”, afirmou. “Isso é para tentar esconder os abusos e ilegalidades objeto da vaza toga 1 e 2, sem falar do medo do que mais pode vir.”

Leia mais: “A ditadura veste toga”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 284 da Revista Oeste

O ex-assessor prepara uma denúncia contra Moraes no Parlamento Europeu. A PGR, por sua vez, afirma que a saída de Tagliaferro do país demonstra suposto alinhamento com o que chamou de “organização criminosa ligada aos ‘atos antidemocráticos’”.

Alexandre de Moraes
Ministro Alexandre de Moraes, do STF | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Em entrevista à edição da última quarta-feira, 20, do programa Oeste com Elas, o ex-assessor afirmou não ver diferença entre Moraes e Adolf Hitler, líder do nazismo. “As atitudes, as ambições, os desejos são os mesmos.”

Leia também:

6 comentários
  1. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    Governo da Itália diretamente para o ditador skinhead nazista togado: “pode pegar esse pedido de extradição e enfiar fundo onde o Sol não brilha”.

  2. Almicre Piovezan
    Almicre Piovezan

    O criminoso, por enquanto, é o Moraes (e também os seus comparsas).

  3. KARIN STEPPE
    KARIN STEPPE

    Só palavras porque se concreto para pedir extradição não tem nada!

    1. Manoel Aparecido Santana
      Manoel Aparecido Santana

      Sem moral nenhuma, mas os egocêntricos, o “Lord Voldemort, Estalinácio” e cia vão cair atirando…

  4. paulo jose do nascimento filho
    paulo jose do nascimento filho

    Este cara vai ainda vai enfiar o ferro no valdemort

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade