O grupo hacker que invadiu as plataformas do Ministério da Saúde na madrugada desta sexta-feira, 10, fez uma nova vítima. Eles atacaram o site da Escola Virtual, um ambiente de cursos à distância ligado ao governo federal.
Por volta das 17h30, os criminosos virtuais conhecidos como “Lapsus$” deixaram uma mensagem na página de entrada do site com xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro.
Relacionadas
“Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews)”, afirmaram os autores do ataque.
Embora a mensagem fale em “poderio”, os dados do Ministério da Saúde, alvo do primeiro ataque, na madrugada, não chegaram a ser roubados.
A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a invasão e, em nota, afirmou que os bancos de dados de sistemas da pasta não foram criptografados pelos hackers.
Na madrugada, ao tentar acessar o portal do Ministério da Saúde, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos.”
Plataformas como o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o ConecteSUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, também foram atingidas.
Outros sites do governo atingidos foram os da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e páginas ligadas à Secretaria de Governo Digital, órgão que integra a estrutura da Secretaria Especial de Desburocratização do Ministério da Economia.
Pouco antes das 18 horas, o site da Escola Virtual estava de volta, mas as demais páginas seguiam fora do ar. Uma mensagem do grupo estava exposta na página do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (Sisp).
Ataques passados
Só neste ano, os sistemas do Ministério da Saúde já sofreram outros dois ataques. Em ambos, os invasores criticaram a segurança dos dados do órgão.
No final de janeiro, um hacker invadiu sistemas do Ministério da Saúde, mas não houve vazamento de informações, apenas duras críticas à plataforma. “ESTE SITE ESTÁ UM LIXO!”, afirmava a mensagem, escrita em letras maiúsculas, que ficou visível no FormSUS — um serviço do DataSUS que reúne informações de pacientes da rede pública de saúde.
Poucas semanas depois, em fevereiro, uma invasão similar ocorreu no FormSUS. “Arrumem esse site porco ou na próxima vai vazar (sic) os dados dos responsáveis por essa porcaria”, dizia a mensagem deixada pelo invasor.
Ao final de 2020, junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pasta teve sistemas atacados pelo grupo hacker português CyberTeam. Na época, também houve prejuízo com a divulgação de dados sobre a covid.
Com informações do Estadão Conteúdo
Isso é coisa dos esquerdopatas e pcch!
Este es un testimonio que les diré a todos que escuchen. He estado casado durante 4 años y en el quinto año de mi matrimonio, otra mujer tuvo un hechizo para quitarme a mi amante y mi esposo me dejó a mí y a los niños y hemos sufrido durante 2 años hasta que me refería a una publicación donde esta hombre Dr. Wealthy he ayudado a alguien y decidí darle una oportunidad para que me ayude a llevar a mi amado esposo a casa y créanme, solo le envié mi foto a él y la de mi esposo y después de 48 horas, como me dijo, vi un automóvil entró en la casa y he aquí que era mi esposo y él ha venido a mí y a los niños y es por eso que estoy feliz de hacer que todos ustedes estén en problemas similares para reunirse con este hombre y hacer que su amante vuelva a ser su email: [email protected] o también puedes contactarlo o whatsapp en este +2348105150446 ….. muchas gracias Dr.Wealthy. …
Que estória mais maluca é essa e que não tem a menor relação com o assunto em pauta?
Se sua intenção foi de passar uma mensagem cifrada, tudo certo, passou, ok?
É por isso que os Ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia precisam impor ao TSE que o software e demais rotinas de atualização tecnológica das urnas eletrônicas sejam desenvolvidas por TIs dos ministérios e TIs independentes especializados em urnas eletrônicas. Só assim, a população confiará nos resultados, e evitará eventuais graves conflitos.
Vai ser divertido quando a PF pegar todos!! Contando os dias… 3, 2, 1!!
Pode mandar prender o Lula e o Boulos porque obviamente são os mandantes desses empregados do crime. Esses hackers são empregados do Stedile.
Peçam SOCOOOORRO ao “IMPENETRÁVEL”(sic) Barroso, aquele das urnas e super-computadores impenetráveis. Talvez o Joãozinho Doria e o RANDOLFE ajudem também. Kkkkkkkkk.
O Brasil quando foi governado por terroristas retornados ao País em decorrência da Lei da Anistia, abriu as portas para todo tipo de marginais, pois que os regressos, necessitavam de mais criminosos para dominar inteiramente o Brasil.
O principal roubo e corrupção, infelizmente, se deu nas cabeças das pessoas mais fracas intelectualmente, quer seja de nascença ou por dificuldades de desenvolvimento por questões socioeconômicas.
Atualmente temos milhares de marginais em postos chaves lutando contra o País, onde nossa Suprema Corte é o exemplo mais crasso, todos esses apoiados/suportados por milhões de cidadãos idiotizados e alienados, sem contar os apenas corruptos.
Os hackers são mais alguns dos marginais que vêm, desde o Intercept, auxiliando o STF na destruição de tudo aquilo que possa levar o País a sair das mãos deles, dos corruptos socialistas/comunistas.
Triste!
Hackers Ptistas! isso precisa ser invertigado a fundo.
Nem virou o ano ainda gente de bem!
O irmão do Adelio deve ser pior q o Lula e Dirceu!!!
Não aguardarão a chuva das goiabas!!!.Com essa 3a via que estão engendrando???
Uma certa vez a revista “Veja” fez uma matéria sobre os militantes do PT “acampados” para aquele encontro de jogadores de gamers, em São Paulo…. Agora hackers português… explica muita coisa.
Paulinho, o que mais me dá nojo é sua pose de isentão.
Parece que esse Paulinho aqui deve ser para mim. Torres, não se preocupe comigo, rapaz, e se eu for um isentão, isso mudará algo em sua vida? Pense nisso. Eu mesmo já disse aqui que optei pelo voto nulo, posso até mudar de opinião se houver algo importante até lá. Se isso é ser isentão, então eu sou mesmo. E daí?
Com certeza o Barroso já resolveu e decidiu que o sistema do SUS também é seguro.
Vcs não veem nenhuma invasão a sites da esquerda, já sabem de onde vem, por ex invadir as contas do lullaladrao …
Diretamente da embaixada da China, o resto é história para boi dormir.
Considerando a finalidade declarada (conseguir dinheiro), qual será o partido que eles apoiam?
Coitado do Bozzo, até hacker criminoso não deixa por menos e não perde uma oportunidade para tirar uma lasquinha nele. É demais…