O hacker Walter Delgatti tem mais uma condenação criminal. Em decisão proferida na semana passada, o juiz Osias Alves Penha, da 1ª Vara Federal de Araraquara (SP), condenou Delgatti por calúnia contra um procurador da extinta força-tarefa da Lava Jato.
Em entrevista à revista Veja, o hacker acusou o procurador da República Januário Paludo de corrupção. Ele afirmou que o membro do Ministério Público Federal (MPF) recebeu dinheiro de Rogério Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras.
A afirmação foi feita com base em áudios que o hacker obteve ao invadir celulares e de autoridades, especialmente membros da Lava Jato, e divulgar seu conteúdo a alguns órgãos de imprensa. Pelos crimes da “Vaza Jato”, ele foi condenado a 20 anos de prisão. A decisão da Justiça Federal de Brasília foi proferida em 21 de agosto.
+ Bolsonaro processa hacker da ‘Vaza Jato’
Agora, a sentença estabelece pena de um ano, um mês e dez dias. “O réu ao menos assumiu o risco de atingir a honra do ofendido, ao acusá-lo sem a devida cautela de confirmar os fatos, o que caracteriza o dolo eventual”, afirmou o juiz federal de Araraquara.
No processo, a defesa alegou que Delgatti não teve a intenção de ofender a honra do servidor público, pois ele acreditava que o áudio a que teve acesso retratava um caso de corrupção passiva.
Entretanto, de acordo com a decisão, “o delito de calúnia, na modalidade imputar, não exige que o dolo do agente seja direto, configurando-se o crime na hipótese em que o autor do fato, ainda que não desejando diretamente o resultado, assume conscientemente o risco de produzi-lo”.
Denúncia de hacker contra procurador da Lava Jato foi arquivada
A acusação de corrupção passiva contra Paludo foi investigada pela Corregedoria-Geral do MPF. O órgão concluiu que não houve nenhum indício de infração disciplinar, e o procedimento foi arquivado.
No tamanho da pena, o juiz considerou a forma como o crime foi cometido, ou seja, o hacker fez a denúncia em revista de circulação nacional, com divulgação pela internet, o que disseminou a calúnia para um grande público. Cabe recurso a Delgatti.
A única coisa que me chateia com isso é que pode alertar outros idiotas úteis em potencial a evitar que sejam usados, mastigados e depois cuspidos.
Mas, pensando bem, são idiotas demais até para perceber que são apenas isso.
ESSE ai vai MORRER quando notar que a esquerda o abandonou E COMEÇAR ameaça-los…..leia-se MANUELA DÁVILA et caterva!
VAI VIR TUDO A TONA!
Desde quem pagou e propiciou o vazamento, grampo…até o atentado contra o Bolsonaro.
AGUARDEM!!
Esse hacker esqueceu que a esquerda usa aqueles que interessam, depois os descartam quando não servem mais.