O governador do Pará, Helder Barbalho, decretou neste sábado, 30, lockdown em uma região do Estado que faz divisa com o Amazonas após dois casos da variante amazonense do coronavírus ser detectada. A medida vale a partir de 1º de fevereiro.
O emedebista disse que a ação é necessária na região do Baixo Amazonas e da Calha Norte devido a preocupação de que o sistema de saúde no local entre em colapso.
Leia mais: “Anvisa recebe pedido de registro definitivo da vacina da Oxford”
“Severas preocupações na capacidade do nosso sistema de atender a todos. Necessário para salvar vidas e evitar proliferação do vírus”, justificou o governador.
A variante foi identificada pelo Instituto Evandro Chagas em um homem de 58 anos e uma mulher de 26 anos, ambos de Santarém, a maior cidade da região.
O avanço desta nova cepa é apontado por muitos especialistas como uma das razões para a explosão de casos e o consequente colapso no sistema de saúde no Amazonas. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante encontrada no Brasil já está em oito países.
Pessoal, estamos mudando o bandeiramento da região do Baixo Amazonas e Calha Norte para preto, o que significa Lockdown para apenas essa região. #ParáContraoCoronavírus pic.twitter.com/R93NKn3W1o
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) January 30, 2021
Sem trabalho e comida o governador vai matar a população de fome.
há muito tempo ouço que os vírus de gripe, todos os tipos, sofrem mutações e as vacinas tem que ser revalidadas para esses novos tipos, isso leva ao menos 1 ano. como assim não se prepararam para isso com essa gripe? aliás, gráficos da OMS demonstram que a informação de gripe do tipo influenza zeraram no mundo… estranho. o covid-19 mata influenza? ou muitas gripes identificadas como covid eram influenza?