Esta é a primeira vez que o chefe do Executivo afirma possuir provas das afirmações que fez em 2018
Ao discursar num evento em Miami, nos Estados Unidos, onde fechou um acordo de defesa inédito com os Estados Unidos, o presidente da República Jair Bolsonaro afirmou que teve votos suficientes para ser eleito em 1° turno. Contudo, isso não ocorreu em razão de falcatruas do sistema eleitoral.
“Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente, eu fui eleito no primeiro turno mas, no meu entender, teve fraude”, afirmou o presidente. De acordo com ele, será preciso aprovar no Brasil um sistema de apuração de votos que seja confiável.
Esta é a primeira vez que o chefe do Executivo garante possuir provas das afirmações que fez em 2018. Durante a campanha, o então candidato do PSL ao Planalto havia afirmado que só não venceu Fernando Haddad (PT) de primeira porque houve fraude na Justiça Eleitoral brasileira.
Desde as 22h30 da noite desta segunda-feira, 9, “FoiNoPrimeiroTurno” ocupa os trending topics do Twitter. A hashtag foi puxada pela deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), assídua defensora do presidente na Câmara e, sobretudo, nas redes. Confira alguns tuítes:
@jairbolsonaro diz ter provas de fraude eleitoral e de que teria sido eleito no 1º turno. O certo é que nosso sistema eleitoral é vulnerável e que precisamos de voto impresso p/ dar segurança e transparência. pic.twitter.com/0LzddJHNC5
— Bia Kicis (@Biakicis) March 9, 2020
Nunca tive dúvidas disso, é o que agente percebe nas ruas#FoiNoPrimeiroTurno
— Pequena🇧🇷🇧🇷🇧🇷 (@Pequena05246490) March 10, 2020
https://twitter.com/o_rickardo/status/1237312181227700225