O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, marcou sua filiação ao PL para o próximo dia 22, na sede do partido em Porto Alegre. A informação foi obtida por Oeste e confirmada pela assessoria de Lorenzoni. Sua saída do DEM para o PL foi anunciada no ano passado, mas até agora não havia data para a mudança.
Deputado federal licenciado, Lorenzoni pretende disputar o governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro. Com a filiação oficial ao PL, será lançada sua pré-candidatura. Sua equipe considera positivo o atual cenário político, tendo em vista a possível ida do governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), para o PSD, visando ao Palácio do Planalto.
Relacionadas
Sua assessoria afirma que o ministro aparece com cerca de 25% nas pesquisas, com Eduardo Leite fora da lista, já que há sinalização de que ele seja pré-candidato pelo PSD à Presidência da República. Outro nome que está nas pesquisas é o de Luis Carlos Heinze, com 2% a 3%.
Heinze, senador pelo PP gaúcho, foi um dos principais apoiadores do Planalto durante a CPI da Covid, realizada no Senado em 2021, para investigar ações e omissões do governo federal na gestão da pandemia.
Ainda segundo a assessoria de Lorenzoni, ele vai respeitar a decisão de Heinze de concorrer ao governo gaúcho, e não haverá pressão para que retire sua candidatura.