Em um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo nesta sexta-feira, 2, o jurista Ives Gandra Martins disse o que pensa sobre a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente Lula oficializou ontem o nome de Zanin para substituir Ricardo Lewandowski.
“O requisito da Constituição vai além do brilhantismo na profissão”, constata Martins. “O artigo 101 da Constituição prevê notável saber jurídico. O notável é aquilo que está acima da média do conhecimento de todos, o que inclui saber acadêmico, livros publicados, reconhecimento nacional e internacional como jurista.”
Segundo Martins, esse tem sido um requisito não seguido pelos presidentes em suas indicações. “Quais livros Zanin publicou? Qual sua titulação? O reconhecimento acadêmico é ser mestre, doutor, livre-docente ou professor titular, doutor honoris causa”, observa o jurista. “O reconhecimento acadêmico é o que difere o advogado do jurista. O magistrado do jurista.”
No texto, Martins afirma que hoje o Supremo ganhou uma “dimensão política, o que levou a Corte, pela opinião popular, a ser muitas vezes equiparada a um poder político”. Ainda de acordo com o jurista, os ministros são “elogiados ou atacados como políticos”, não como juristas respeitados. “Nós temos hoje um perfil de STF que se auto-outorgou uma flexibilidade muito maior em criar novas hipóteses legislativas, invadindo a competência do Poder Legislativo”, disse Martins.
O jurista observa que, desde 2003, quando Lula chegou ao poder, o perfil dos ministros vem mudando gradativamente, o que nos últimos anos se intensificou. Conforme Martins, os requisitos colocados na Constituição passaram a ser formais: “Os presidentes indicam bons profissionais, mas deveriam indicar também grandes juristas”.
Leia também: “Pecadores vingativos”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 166 da Revista Oeste
O jurista Dr. Martins, é o exemplo do médico legista, sabe tudo porém tarde demais! Atualmente, fora toda a imoralidade e falta de ética nos poderes do estado no país do faz de contas, é o que a sociedade civil pode fazer para reverter tanta hipocrisia!
SEJA BEM VINDO A LATRINA E FIQUE À VONTADE .
Estou esperando o “reset” do Brasil. Quem vai apertar o botão? Só voltando a programação original de fábrica pra funcionar normal. Não tem atualização que salve. O disco está corrompido.
O Ives Gandra está igual a médico legista responsável por assinar atestado de óbito. Tudo que ele diz é pertinente mas nada diferente do que qualquer cidadão minimamente bem informado já não saiba.
Essa é a Coroação da Chinelagem do governo do Lula. É a Coroação da falta de profissionalismo, da falta de princípios morais e anarquia que o governo admira tanto. É o cúmulo da falta de vergonha e de lisura que se espalha pelo país, agora que nem praga, invadindo os poderes até o judiciário. Se ser imoral e sem escrúpulos é o maior valor do presidente…porque os outros não podem? Chinelagem é o nome. Deus abandonou o Brasil na mão do diabo! A gente merece!!!
Mais um para integrar a quadrilha do Luladrão no Judiciário.
Muita decadência, Instituição desmoralizada.
Tá passando a boiada. Todos nós ficamos olhando as barbáries, como gado. Agora só falta a degola.
A nomeação do Zanin será mais uma gota de água que a caixa d’água (Já cheia) e passará a ser revolta e revolução.
Movimentos já estão prestes a sair para as ruas.
Aguardem.
Infelizmente isto não ocorrerá! A população, no país do faz de contas, é uma população do faz de contas!
Vamos treinabdo malabarismo com bolas bastões com fazem os venezuelanos o socialismo vem com todo autoritarismo de um governo convarde
Mais um para aumentar o bando de covardes
A vdd que me parece clara é “estamos no Mato sem cachorro, gato, periquito ou papagaio” e na toada que vamos venezueLLi será pouco para nós ☠️
O presidente do senado da República Socialista de Balbúrdia, Pachekevitch Bundamolov é um colaborador contumaz do governo do presidente da República Lulovsk Chifrovsk.
Esse sonha com uma vaguinha no STF, esquece que o maledito barbosa está na raia!
E daí? O senado aprovará mansamente, juristas renomados continuarão citando a constituição em lindos artigos, cujo papel nem para higiênico serve
E daí? Ele indicou e, o senado mansamente vai aprovar e, os juristas e que tais vão continuar escrevendo lindos artigos de como deveria ser, cujo papel nem para hugiênico serve.
Mas é dessa forma que será instalada a ditadura da ideologia populista da esquerda, PT e seus partidos asseclas, e que por sinal levará o Brasil de país do futuro que nunca chegou para um país do passado remoto, haja vista os exemplos vizinhos. É lamentável a aceitação pacífica desta ideologia nefasta.
STF é extensão do PT
Nos regimes nazistas e comunistas o modus operandi é o mesmo, a suprema corte da sustentação à todas as atrocidades praticadas pelo regime. Deixam de trabalhar para o cidadão e se tornam o centro da repressão, substituindo os poderes legislativo e executivo.
Com mais de mil e duzentos presos políticos, perseguição política a adversários e censura, o Brasil mergulha de vez numa ditadura. Lula trilha os mesmos caminhos de outros grandes genocidas como Hitler, Lenin, Stalin, Mao, Fidel, Gaddafi e Saddam.
Em resumo, é o regime da divisão, censura, perseguição, ódio e vingança.
Tudo normal dentro da atual ditadura imposta ao povo brasileiro pelo STF, sob a tutela de uma única pessoa legitimamente eleita e que poderia, se quisesse, evitar tudo que houve e que está acontecendo, o senador Rodrigo Pacheco, este sim o verdadeiro guardião da ditadura imposta. Ele jamais será esquecido .
Um descondenado com seu desgoverno
Fora Lula
Chego a conclusão, o poder da suprema corte é acima da constituição, ou seja, não tem limites! Portanto, não adianta grandes juristas falar, porque esta suprema corte ri de tudo o que é dito contra eles, inclusive do povo! É preciso de uma ação, e esta ação seria do senado, mas este senado ri junto com eles.
O Dr Yves não levantou a condição da Impessoalidade! Só esse item já reprova o advogado amigo/irmão do chefe! O congresso tem por obrigação reformar essa lei de indicação e tempo de mandato dos juízes desta corte! Estamos na banania tupiniquim! Congresso, stf e executivo estão fazendo tudo direitinho para dar tudo errado….para nós, povo contribuinte abobalhado, dominado e acovardado! Para eles… lado muito bom da soberba!
Um certo povo estúpido elege um presidente estúpido. O presidente estúpido escolhe um cupincha pra membro de um determinado tribunal, e que possa eventualmente garantir seu traseiro. O cupincha é sabatinado por uma patota de senadores estúpidos, igualmente eleitos pelo dito povo estúpido, e é aprovado com distinção e louvor. O cumpincha passa então a fazer parte do tal tribunal, já lotado de estúpidos, e dana também a fazer julgamentos estúpidos. E assim, tudo acaba numa estupidez ampla, geral e irrestrita… Já ví esse filme várias vezes, mas não consegui descobrir em que país foi filmado…
Em 2026, se a urna eletrônica deixar, precisamos eleger senadores com pauta “LIMPA STF”. Quem sabe criar uma lei que extingue a nomeação de todos os “ministros”, desde 2003. Na mesma lei, alterar a forma de indicação de candidatos à sabatina para membros da alta côrte. É urgente impor a esses inéPTos do STF uma barreira.
É uma vergonha este desgoverno.
STF totalmente aparelhado, fazem o querem.
E o senado, totalmente acovardado.
O senado não está acovardado. Ele é cumplice. Está tudo como o que ele deseja que esteja.
O senado não está acovardado. Ele é cumplice. Está tudo como ele deseja que esteja
Acho que não compete ao povo aceitar, infelizmente. Quem aceita essas indicações é o Senado, cujos integrantes colocam os próprios interesses acima dos interesses do País. As gavetas dos tribunais estão abarrotadas com processos que envolvem grande parte dos senadores e seus parentes. Desse modo, os senadores aprovam os juízes e os juízes mantem os processos na gaveta. E o povo, que povo?????
Pois é, prezado José, no frigir dos ovos somos nós que colocamos os senadores lá, isso quando não ocorrem fraudes e daí são outros, e não o povo!
“Bons profissionais”, Dr. Ives? Por favor, aponte-me um entre os integrantes da corte atual.
Uai! Ele não tem “grande admiração” por aquele que está cometendo tanta barbaridade jurídica, como já manifestou incontáveis vezes?
“Bons profissionais”, Dr. Ives? Aponte-me um na suprema corte atual.
Ditadura judicial comunista .
Ruy Barbosa tem razão .
E o que espanta…!!??NADA, ABSOLUTAMENTE NADA!
A corte (minúsculo mesmo) esta aparelheda e não é de hoje. Portanto, nada mais a declarar.
Em tempo.
Vergonhoso não é um sem qualificação ser indicado, vergonhoso é o Senado aceitar essas indicações e aprová-las.
Agora sim:
NADA MAIS A DECLARAR…