A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, usou seu perfil no Instagram, nesta segunda-feira, 3, para anunciar uma agenda de viagens em fevereiro. Depois de ser alvo de críticas da oposição pelo sigilo sobre seus compromissos oficiais e sobre o que faz e quem recebe no gabinete que mantém no Palácio do Planalto, ela gravou um vídeo para explicar seu “sumiço” nos últimos dois meses e disse que está “com tudo para começar o ano”.
“Vocês sabem que fazem [sic] dois meses que eu tô [sic] um pouquinho afastada das coisas, por conta da questão do presidente Lula, de saúde”, afirmou Janja. “Fiquei cuidando do meu marido. Hoje, graças a Deus, ele tá [sic] de alta médica, e eu tô [sic] com tudo para começar o ano. Sei que o Carnaval é só em março, e as coisas só começam depois do Carnaval no Brasil, mas a gente já começou.”
Ao lado do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a primeira-dama disse que viajará para Roma. Eles participarão da reunião do conselho internacional da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, entre os dias 9 e 13 de fevereiro.
Junto de Dias, Janja foi convidada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), da Organização das Nações Unidas (ONU). Eles serão os representantes de Lula no evento.
Leia mais: “Depois de críticas sobre sigilo, Janja divulga agenda desta segunda-feira, 3”
Mas, antes, nesta semana, Janja vai para Belém, capital do Estado do Pará, para falar sobre a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece na cidade em novembro. Ela viajará junto dos ministros Celso Sabino (Turismo) e Camilo Santana (Educação).
Janja diz que terá mais compromissos ao lado dos ministros
No vídeo, a primeira-dama também informou que, ao longo de 2025, fará mais viagens junto de ministros para divulgar iniciativas do governo federal.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Vocês vão me ver andar pelo Brasil com vários ministros”, disse Janja. “A gente vai mostrar um pouquinho dos resultados dos programas e das políticas sociais do governo do presidente Lula. Então, aguarde que esse ano vai ser de muito trabalho.”