A primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, entrou com uma ação por danos morais contra o conselheiro do Corinthians Manoel Ramos Evangelista, o Mané da Carne, depois de ser chamada por ele de “putana”. As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S.Paulo, na quinta-feira, 19.
Em uma publicação compartilhada na internet, em dezembro do ano passado, Manoel escreveu: “Vamos aguardar esses anos com o sapo barbudo e a putana da Janja e os quarenta ladrões juntos”. O post já foi apagado.
Na mesma postagem, Mané da Carne respondeu a um internauta que indagou a ofensa: “Por acaso eu menti? Futura primeira-dama só se for sua, seu esgoto, lixo, laranja do sapo barbudo”.
No processo, Janja pede uma indenização de R$ 50 mil por danos morais, além de uma retratação pública. A defesa da primeira-dama afirma que o conselheiro atacou a honra da socióloga ao propagar ofensas machistas e misóginas em páginas públicas. E cita, também, que o insulto atinge todas as mulheres.
“Além de ferir a honra e a imagem da autora como pessoa, feriu a sua imagem como mulher, ao tentar aviltar todos os fundamentais papéis que ela desempenha para a sociedade, e taxando-a, em outras palavras, como ‘puta do presidente'”.
O documento revela ainda que Janja foi submetida a um vexame, pois a fala misógina foi destaque na mídia nacional.
Em nota enviada à Folha, o conselheiro se desculpou: “Fui infeliz nesse comentário, não procede o que penso, e peço desculpa pela inverdade que postei”, disse. “Estava nervoso com certos comentários e os cantores que levaram para a posse do presidente.”
Janja compartilhou uma matéria sobre o caso e declarou: “Não me calo diante da violência! Nenhuma tolerância com o machismo e a misoginia.
Não me calo diante da violência! Nenhuma tolerância com o machismo e a misoginia.https://t.co/lFznmcHPuF
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) January 19, 2023
A ação foi protocolada na terça-feira 17, no Tribunal de Justiça e São Paulo.
Relacionadas
Não me senti ofendida, não. Como ela se atreve a igualar todas as mulheres a si? Nunca fiz visita íntima em cadeia, não sou marmita de bandido, nem tenho interesse em dar golpe em velho moribundo. Ela é exatamente isso que ele falou e um pouco mais.
O Mané da carne devia pagar a indenização em forma de picanha.
O Mané da carne ia indo bem,mas depois arregou e estragou tudo.Se for pra pedir desculpas,não fale.Pedir desculpas é o medo que acaba atraindo ainda mais o predador.
Da mais dinheiro do que vender Avon.
Ué…onde é que o cara errou? Atualmente são processados os que dizem a verdade…tá ficando engraçada esta esculhambação…
Até a filha de Bolsonaro teve denegrida sua imagem como criança.
Essa mulher procurando conversa mole. Querendo indenização. Quem acompanha morcego, dorme de cabeça para baixo.