A primeira-dama, Janja, está incomodada com o fato de não ter nenhuma função dentro do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Inicialmente, os planos do presidente eram reservar um cargo específico para a socióloga.
Reportagem da Folha de S.Paulo mostra que, em 24 de janeiro, enquanto integrava a comitiva presidencial na Argentina, a primeira-dama descobriu que não fazia parte da estrutura oficial do governo. Ao saber da notícia, resolveu telefonar para os principais integrantes da cúpula petista e cobrar explicações.
Quando retornou a Brasília, Janja intensificou as cobranças. Os auxiliares de Lula consultaram a viabilidade legal do pedido da primeira-dama e alertaram sobre a possível prática de nepotismo.
Mesmo sem salário, a criação de uma secretaria especial com uma equipe subordinada à primeira-dama poderia exigir a aprovação de um projeto no Congresso Nacional.
Janja teria confessado sua contrariedade a interlocutores. Em uma ocasião específica, perguntou se teria de rasgar a certidão de casamento para exercer uma atividade política no Brasil.
Mas não para aí. Em fevereiro, a primeira-dama abordou o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, para contestar as restrições impostas à criação de um cargo para ela. O chefe da Casa Civil passou a bola para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a quem qualificou como especialista no assunto. Dino se manifestou a favor da redação de um decreto que permita a Janja exercer uma função no governo.
Janja no Ministério da Gestão?
A ministra de Gestão, Inovação e Serviços Públicos, Esther Dweck, aproveitou o aval de Dino e esboçou uma estrutura para abrigar Janja na pasta. A primeira-dama comandaria um gabinete de Ações Estratégicas em Políticas Públicas.
No entanto, integrantes da Casa Civil e da Advocacia-Geral da União (AGU) disseram a Lula que, mesmo que a primeira-dama não recebesse salário, sua simples nomeação para uma estrutura no Palácio do Planalto a transformaria numa funcionária pública. Isso significa que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Justiça poderiam investigá-la.
O presidente teme que opositores usem a situação para atingi-lo. Nos primeiros 100 dias de governo, Lula não conseguiu estabelecer diálogo com o Congresso e sofreu críticas por declarações equivocadas sobre política e economia. Nas próximas semanas, o Parlamento deve instaurar CPIs que podem miná-lo.
Leia também: “O novo departamento de propaganda do PT”, reportagem de Edilson Salgueiro publicada na Edição 147 da Revista Oeste
Pra pegá a esbanja somente estando muito alcoolizado
não se pode digitar o que se pensa então: “Isso significa que os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Justiça poderiam investigá-la.”
Ela poderia ser Síndica do CONIC Brasília. Para bom entendedor, e que saiba o que significa, meia palavra basta.
De boquinha ela entende, de neurônio e elegância…..rsrsrrsrsrsr!
Ela inventou um novo jeito de arrumar um emprego público sem ter que prestar concurso, mas parece que não está dando muito certo. Como já dizia o velho provérbio português, “Esperteza, quando é muita, vira bicho e come o dono”.
Ninguém tem coragem de colocar a Esbanja no lugar dela? Avisa para ela que papel de primeira de Dama é ajudar a sociedade em algum projeto social.
Durante bastante tempo ela foi funcionária fantasma da Itaipu até ser demitida no governo Bolsonaro, portanto ela entende bem de receber sem trabalhar.
Que tal colocar ela como encarregada das compras do Palácio do Planalto!?!? Pra gastar dinheiro que não é dela, Ah, isso ela é muito boa né, convenhamos…
Deixarmos de ter a Michele Bolsonaro como primeira dama, é como trocar uma sala de cinema 4D por TV de tubo exibindo um filme da sessão da tarde com uma dublagem para lá de cafuné. A propósito onde está os tiras para prender o marido da Janja? Só os Véios entenderiam essa piada idióta.
Cuidadora de idoso, caquético, dominado pelo alcoolismo. Ou, esbanjadora oficial do governo corrupto!
Que tal uma vaga de motorista de vassoura? Serve para voar e para jogar corrupcao para debaixo do tapete.
Comprando gravatas para a ratazana corrupta voce ja esta dando um tremendo prejuizo ao pais. Sera um novo capitulo no desenvolvimento de novas teses para golpes do bau.
Podiam ter nos poupado dessa foto do casal asqueroso e repugnante.
Já que o PT tem vários programas, que tal mulher de programa?
PUTZ! Na veia….
Vai dá não! É preciso ter muito estômago!
Que tal colocar ela como encarregada das compras do Palácio do Planalto!?!? Pra gastar dinheiro que não é dela, Ah, isso ela é muito boa né, convenhamos…
Esta foi um gol de placa. Na Mosca …!
Se não conseguiu até agora talvez seja porque ninguém a queira por perto……
Ou está tentando ver bem como funciona para se candidatar futuramente…..
É a cara dela fazer uma boquinha….