Depois de votar a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2021, que limita decisões monocráticas, ou seja, individuais de tribunais superiores, como Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), pediu desculpas aos ministros da Suprema Corte.
Conforme noticiou o jornal O Estado de São Paulo, Jaques Wagner recebeu ligações de alguns magistrados e explicou que não teve a intenção de “afrontar” o STF quando proferiu seu voto.
“Teve gente do Supremo que considerou o meu voto como uma afronta”, disse. “Não vou dizer quem, mas me ligaram e eu falei: ‘Se os senhores entendem que é uma afronta, antecipadamente peço desculpas. (Fiz isso) sem reconhecer minha culpa, mas, se foi interpretado assim, eu me desculpo. Não fiz nada para afrontar ninguém.”
Como mostrou Oeste, indiretamente, a ação do petista levou mais dois votos consigo: Angelo Coronel (PSD-BA) e Otto Alencar (PSD-BA). Ao todo, a PEC teve 52 votos a favor, sendo necessário, no mínimo, 49.
Desse modo, o voto de Jaques Wagner pode ter sido decisivo para aprovação da PEC. Nos bastidores, os ministros do STF consideraram “traição” a ação do petista baiano e deram um ultimato ao Planalto: “Ou Jaques sai, ou não vai ter mais papo entre o governo e o STF”.
A Oeste, interlocutores de senadores do PT disseram que o governo não deveria ter se “intrometido” na discussão. Aos ministros do STF, o senador baiano ponderou que sempre viu a Suprema Corte como a “fiadora da democracia”.
“Defendo a harmonia entre os Poderes e sou um democrata”, continuou Jaques Wagner. “Eu disse: ‘Sei o serviço que vocês fizeram num momento difícil. Vocês, o governo e o Legislativo juntos.”
Apesar de o PT orientar voto contrário a PEC, o governo não tomou um partido publicamente.
Manifestação que revela e comprova que se trata de um senador que não honra os votos que o levaram ao parlamento. As desculpas mais não revelam que um ato de pusilanimidade.
A esquerdalha ainda fala em “democracia”!
Os poderes são independentes, não conchavos. Bom, mas isso em um Democracia com “D” maiúsculo, o que não é o caso desta quadrilha que tomou o poder.
Para mim, o Senador Jaques Wagner está vendo que o atual governo está se dissolvendo em incoerência e má gestão e quer salvar seu capital político.
Esse paneleiro é mais furado que peneira.
no fundo todo o petista é um cac.., é só alguém bater o pé que eles correm.
O fato de um Ministro do STF interpelar um Senador já é criminoso!!! Ninguém percebe isso?! Isso é um absurdo!!!
Então o petista pediu desculpas ao STF? É escandaloso! Como fica a soberania do senador como representante do povo? Subserviência imoral por total falta de vergonha na cara e convicção institucional do petista. Já não basta a indecente interferência do 5tf pressionando os senadores? Sinceramente, não sei quem é mais podre, o petista ou os reis supremos.
O conluio entre o STF e o PT para impedir a eleição de Bolsonaro, aos poucos vai se tornando explícito. Faltou a Rede Globo mas já, já ela aparece.
Isso sim é golpe. Esses ministros dessa deveriam ser destituídos imediatamente e presos, juntamente com todos que participaram desta trama. Bolsonaro não perdeu a eleição, ele foi roubado!
A PEC ainda nem vale de nada. O afilhado do Gilmarzao da Câmara já disse q não tem nenhum interesse em pauta-la na Câmara. Por que esse medo? Calma srs ministros do STF, a vitaliciedade do cargo ainda está longe de acabar. Está PEC é só um treino.
A máfia liga sem ter processo e interesse judicial para falar.
Se metem na liberdade do exercício do poder legiferantre para depois arrotar lagosta em Paris dizendo estado democrático de direito.
Em verdade deixam ossadas para trás.
Quadrilheiros !!!!
Tipo de atitude vaselina, típico dessa corja
O que eles “fizeram num momento difícil”? Soltar um criminoso e colocá-lo na presidência da República?