O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pediu uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é discutir sua gestão à frente da estatal. A data do encontro não foi definida.
Segundo o site Poder360, Prates está infeliz com a falta de apoio de Lula em relação aos ataques que tem recebido de membros do governo. Caso não tenha apoio do Planalto, existe a possibilidade de o executivo pedir demissão.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Prates sofre ataques de diversos setores do governo, que querem sua saída da presidência da estatal. Desde 2023, os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) têm feito críticas ao seu trabalho na Petrobras.
O atual CEO da petroleira e o ministro da Minas e Energia vivem um embate desde o ano passado. No começo, as críticas estavam centralizadas em aspectos técnicos, como a reinjeção de gás natural nos poços de petróleo da estatal. O conflito, no entanto, acabou ficando mais ácido com o passar do tempo.
Leia também: “Na mira da PF, servidor que abordou Gilmar Mendes em aeroporto pede demissão do INSS”
O episódio mais grave entre Prates e Silveira aconteceu no mês passado, quando membros do governo no conselho de administração da Petrobras vetaram a distribuição de dividendos “extraordinários”. A ação foi orientada por Silveira e Rui Costa.
O CEO tem dito a pessoas próximas que está esgotado. Além disso, quer que o presidente interceda a seu favor. No Planalto, quase ninguém acredita que essa situação possa acontecer. Eles estimam que Prates não deve permanecer no estatal até o fim do mandato de Lula, em dezembro de 2026.
Leia mais: “Presos LGBT+ podem escolher entre ala feminina ou masculina e usar nome social”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro
Qualquer um que for colado no lugar dele, que ainda seja da gestão deste [des]governo], não adiantará de nada.
Agora que o estrago está feito, pede pra sair…
Vai pra uma outra outra boquinha. Nesse desgoverno o que não falta é boquinha pros amigos.