Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2003 a 2014, Joaquim Barbosa defende que o próximo membro da Corte deve ser uma pessoa negra. Ele falou sobre o assunto em entrevista publicada nesta segunda-feira, 15, pelo jornal Valor Econômico.
“Lula cometerá um grande erro se não escolher um ministro [negro] ou uma ministra negra”, disse Barbosa.
A fala de Barbosa, que chegou ao STF justamente por indicação do petista, ocorre na ocasião em que uma das cadeiras de ministros do Supremo encontra-se vaga. Outro indicado de Lula para a Corte, Ricardo Lewandowski se aposentou no mês passado.
Leia mais:
Até o momento, o presidente da República não declarou quem será o seu indicado para ser o mais novo integrante do STF. Ex-advogado do petista, Cristiano Zanin é mencionado por aliados e órgãos de comunicação como o favorito para a vaga — que terá a indicação submetida ao plenário do Senado.
Joaquim Barbosa apoiou Lula contra Bolsonaro
Relator do processo do Mensalão no STF, ocasião em que votou pela condenação de petistas investigados por corrupção, Joaquim Barbosa gravou vídeo em que apoiou a candidatura presidencial de Lula contra Jair Bolsonaro no ano passado. O conteúdo teria sido gravado a pedido de Geraldo Alckmin (PSB), então candidato a vice na chapa encabeçada pelo petista.
Leia também: “O supremo carcereiro só prende inocentes”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 143 da Revista Oeste
DEVERIA TER CONCURSO PUBLICO
Certo. Falta um/uma trans. Gay já tem.
No STF deveria ter, sim, homens honrados independente de sua melanina.
Pra que!? Pra sair negrice!?
Prefiro um AVATAR que seja ACIONADO PELA INTELIGENCIA ARTIFICIAL e que a mesma tenha as informações da CONSTITUIÇÂO do Brasil.
Desta forma, o voto não pode sair VICIADO.
Deveria ter no supremo gente honesta, decente e correta, os que lá estão são bandidos togados, comunistas, vendedores de sentenças e habeas-corpus, a cor é o que menos importa…….
Poderia ter um Juiz Trans… que tal?
Vai dormir seu babaca. Saiu pela porta dos fundos e agora quer cantar de galo. Não interessa a cor da pele seu racista.
As pessoas (no Brasil e fora dele) demonstram incessantemente que PERDERAM O RUMO existencial (se é que já o tiveram).
Devia ter mágico, palhaço, pedreiro, padeiro, mecanico, gari, cozinheira de escola tb.
Sim, um negro, um cigano, um trans, um índio, um mameluco…….
Devera ter é gente honesta, independente da cor.
Exato!
Perfeito, sendo HONESTO, legalista segundo às Leis existentes, pode ser azul, verde, amarelo, branco ou negro.
Alguém poderia dizer a ele que não é pela cor da pele que se escolhe as pessoas? Isso é racismo claro e declarado. Tem de ser competente e cumprir requisitos legais para isso. Simples e direto
Alguém poderia dizer a ele que não é pela cor da pele que se escolhe as pessoas? Isso é racismo claro e declarado.
O Ultimo negro que foi do STF foi tão sem vergonha que , além de inocentar o maior ladrão da história do Brasil, se aposentou precocemente e foi morar em Paris !
Concordo. O próprio Joaquim Barbosa já provou que são todos iguais e um negro no stf pode ser tão canalha e incompetente como os brancos que estão lá.
Cristian Zanin vai se declarar negro e homossexual para poder entrar na conta sem resistência!
Cota ..
O cara apoiou o mesmo ladrão e corrupto que ajudou a prender. Agora vem com mais essa lorota? Ninguém mais leva a sério as opiniões desse sujeito.
Faz beicinho e depois FAZUELLE. Perdeu Mané!
Temos aqui mais um juiz elitista que apoiou um Histrião para ocupar o cargo de presidente da república.
Agora ele reinvindica um negro para corte. Ele fez isso por razões óbvias, por acreditar que a cor da pele é superior a mente. Pois foi atraves do sistema preferêncial de cotas que chegou ao elitismo da corte.
O Joaquim Barbosa juntamente com os esquerdopatas já não mencionam o discurso “ Eu tenho um sonho” de Martin Luther King. Talves seja porque sabem que violaram o espírito e o legado dos direitos cíveis.
“Hoje, eu tenho um sonho que as minhas 4 crianças pequenas viverão um dia em um pais onde eles não serão julgados pela côr de sua pele, mas pelo conteúdo de seu carácter”.
Nos dias de hoje, os líderes de identidade política acreditam que a côr de nossa pele, não o conteudo de nosso carácter, certamente importa mais. Os praticantes desse novo tribalismo em algum senso temem não serem permitidos praticar a segregação e discriminação por raça. Eles preferem e enforçam, mais quotas raciais em admissões de universidades, empregos e promoções no trabalho. Quem aceita este tipo de aquiescência meramente esta victimizando aqueles que seriam às vítimas: Então o racismo original éra ruim; mas o racismo em reverso é bom. Não é isso Joaquim Barbosa?
tinha um mas do nada pediu as contas e saiu de fininho.