A deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) será a nova presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai). Na sexta-feira 30, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou nas redes sociais que a parlamentar comandará a fundação.
“Pela primeira vez, finalmente teremos a Funai presidida por uma mulher indígena, dentro da estrutura do Ministério dos Povos Indígenas”, escreveu Lula no Twitter. Segundo Joênia, assumir o cargo será um “desafio para reconstruir o país e fortalecer os direitos humanos”.
“Vamos estar fazendo o melhor possível para trabalharmos com o governo Lula nesse sentido de avançar no direito dos povos indígenas”, disse Joênia.
Atualmente, o órgão está na estrutura do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, mas ele passará para o Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela futura ministra Sonia Guajajara.
Conforme Joênia, nos últimos anos, a Funai “foi bastante desmantelada e sucateada, houve muita falta de investimentos”. Agora, suas prioridades serão: a demarcação das terras indígenas e o combate à invasão dos locais, com entrada dos garimpeiros.
Leia também: “Soluções ao norte”, reportagem de Gabriel de Arruda Castro para a Edição 111 da Revista Oeste.
Essa é aquela índia que não sabe onde fica sua tribo.
Esse descondenado não tem noção do fomento ao conflito que está criando. Espero que 2023 não tenha uma carnificina nos confrontos agrários que, com certeza, vão ocorrer aos montes
Indio quer apito! E se vier acompanhado de um dinheirim, tanto melhor.
Certamente, gostar do dinheiro dos outros é crime. Como já dizia a primeira-ministra britânica Margaret Thatcher: “O socialismo dura, até quando durar o dinheiro dos outros”. Disso daí. esses vermes esquerdistas entendem muito bem, já está provado, sacramentado e registrado em cartório com firma reconhecida.
O Macron já enviou a equipe de topografia para ajudar nos trabalhos.
Vieirinha, devido ao meu elevado nível intelectual e da vasta educação de berço, recebida de meus antepassados, desde o ano da graça de 1763 sob o reinado de Dom José I, lhe faço o seguinte questionamento: Vieirinha, porque vosmicê não vai tomar no seu **? Veja como sou um homem gentil e não pronunciei o nome popular de seu orifício anal.
Eu?!…. Mas logo eu?! Veja que lhe recomendei esse método revolucionário, e também progressista, de massagem para o tratamento da hiperplasia prostática benigna e ainda me questiona sobre minha sexualidade, Vieirinha? Que absurdo! E veja também que diagnostiquei uma hiperplasia benigna, por desejar-lhe uma boa recuperação pós cirúrgica, meu velho.
Saporra sabe ler e escrever ? Saber roubar tenho certeza, é pre-requisito
Na minha humilde opinião, todo o território de Banânia deveria voltar para seus verdadeiros donos, demarca tudo como território indígena que na verdade são eles os donos, o resto da população, inclusive os negros chegaram muito tempo depois, está na hora de todo mundo ir embora e deixar a terra para os “povos originais”.
A composição do novo governo se iguala a um trem fantasma, a cada curva um susto.