Os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos da J&F que firmaram um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2017, foram tietados por empresários brasileiros neste domingo, 26, na China. Eles aceitaram o convite do governo de Luiz Inácio Lula da Silva para participar da comitiva de 240 empresários que foram a Pequim.
Joesley e Wesley Batista, os homens que delataram meio mundo da política brasileira, em cena em Pequim: paparicados (e tietados) por outros empresários, com agenda discretíssima e blindados das perguntas incômodas dos jornalistas. @Metropoles pic.twitter.com/ULgRksvvpy
— Rodrigo Rangel (@rodrigo_rangel) March 26, 2023
Os irmãos são donos do frigorífico JBS, o maior exportador de proteína animal do mundo. Há alguns anos, a empresa se tornou alvo de investigações da Polícia Federal (PF) e do Ministério Público Federal (MP), como a Operação Greenfield, a Operação Lava Jato e a Operação Cui Bono. Na época em que firmaram o acordo de delação premiada, os irmãos filmaram o então presidente do Brasil, Michel Temer (MDB), os aconselhando a manter boas relações com o ex-deputado Eduardo Cunha (MDB).
Joesley e Wesley também entregaram à PGR gravações em que o ex-senador Aécio Neves (PSDB) e a irmã, Andreia Neves, supostamente negociaram a quantia de R$ 2 milhões para o pagamento de advogados.
Quem paga a conta?
Apesar de Lula não participar da visita a Pequim, os empresários brasileiros que faziam parte da comitiva seguiram no país asiático. Motivo: a China é o principal mercado do grupo J&F. As empresas do conglomerado exportam carne, celulose, minério de ferro e manganês aos chineses.
No sábado 25, o presidente anunciou que teria de adiar a viagem à China. A nova data para a ida do petista à Ásia está em negociação entre as autoridades chinesas e as brasileiras. Ainda não há um dia definido.
Pelo menos três sindicalistas embarcaram na comitiva presidencial que viajou à China. Lula convidou Miguel Torres, presidente da Força Sindical, e Sérgio Nobre, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ambos aceitaram o convite. Também estão na lista João Pedro Stedile e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges Júnior.
As centrais solicitaram ao governo que participassem da missão. Segundo Nobre, os investimentos chineses “são muito bem-vindos”. Mas é preciso passar o recado de que é necessário respeitar as legislações trabalhista e ambiental. “Vamos lá para deixar claro que aqui tem sindicato”, afirmou.
O governo ainda não informou quem vai pagar as despesas com a viagem dos sindicalistas. Em entrevista à CNN Brasil, o presidente da CUT disse que não sabe. “Isso está sendo resolvido pela minha secretária junto com o governo”, disse. “Melhor perguntar para o governo.”
Vale lembrar que essa figura (Joesley) naquela delação premiadíssima, não foi preso, ao contrario foi autorizado a sair do pais com família e pertences para não correr risco de vida.
Nessa delação, Joesley disse que pagou propina também para Lula e Dilma, mas estranhamente só gravou Temer e Aécio. Ninguém perguntou porque não gravou Lula e Dilma. Pior ainda, foi o petista Fachin homologar tão fajuta delação e o iluminado Barroso defende-la ardorosamente e posteriormente como relator do inquérito dos portos perseguir o PMDB na tentativa de alcançar o presidente Temer. Prorrogou por 4 vezes as investigações da PF. Quanta farsa.
Não entendo porque o presidente Temer não se manifesta a respeito. Afinal essa gente criou grande prejuízo aos cofres públicos e ao pais com a paralização da reforma da previdência que estava praticamente aprovada em Maio/2017.
Esse é o sindicado raiz.. pouco importa quem vai pagar a conta. Que vergonha.
Os irmãos metralhas de volta à cena do crime. E os sindicalistas felizes em participar da farra do desgoverno lulista. Já, os brasileiros honestos, que trabalham e pagam impostos, “vão se ferrando” (ou f*** de acordo com o linguajar do ex-presidiário atual presidente).
Vergonha (de novo) de ser brasileira.
Que vergonha o cara não saber quem tá pagando a viagem dele. O pior é que provavelmente sabe e está mentindo.
Não sabe quem paga a viagem, só sabe quem sustenta o sindicato .
Com o nível dos “empresários” da quadrilha, isso é normal. Todos agem atravéz de propinas e desvios. É o modus operandis do sistema podre
Só gente de “bem” no tour turístico, na farra com o nosso dinheiro público, e você contribuinte tome imposto e mais imposto, para que o desgoverno indecente e perdulário, continue patrocinando aos “amigos e cumpanheros”, a farra com o dinheiro pago em forma de impostos, por nós, contribuintes otarios !!
Esse é o país da “justiça anti-social”.
E segue o baile….
Parece que o ilustre no maior cargo público do pais, foi ou teve que deixar de ir, livre ou não, é só detalhe, mas fundamental. As afirmações de analistas e especialistas em negociações concorda que não ir é coisa exata, correta, e ou seja dentro das afirmações e centenas de ocorrência, a não ida dele ajuda o pais, que acordos prejudiciais e danosos ao nosso país e especial ao país deles não serão feitos, e ou seja são as coisas do hiper querido e bem feitor de não sei o que, assim foi dentre dezenas de exemplos, os feitos com minério de ferro, interferiu em relações de mercado e comércio, coisa danou empresas brasileiros e o setor e lá muitas da siderurgia e correlata faliram, isso por pedirem aceitarem a ajuda dele, outras players e inclusive a de proteínas foi ajudada até ficou a beira da insolvência e prejudicando a economia e consumidores brasileiros. É preciso haver separações, atividades empresariais e aos coisas políticas e politicagem desse tipo de especialista. Segundo informes, esta precisando de boa avaliação de suas condições especialmente as psicológicas e … se havendo recomendação, comprovação, é triste segundo seus votantes, mas se o caso interdição, eles se mostram reticentes, mas os de bom senso concordam, é para o bem e a favor do querido ilustre e de ambos os “países”.
E ainda responde debochando da gente!
“Melhor perguntar para o governo”. Alguém tem dúvida que são os pagadores de impostos brasileiros que pagaremos essas contas?!