A ordem de prisão preventiva do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o jornalista Oswaldo Eustáquio foi negada pela Justiça da Espanha na última quarta-feira, 26. A informação foi confirmada pelo advogado Ricardo Vasconcellos, responsável pela defesa do brasileiro, que está na Espanha. O mandado de prisão foi encaminhado à Justiça espanhola pelo Itamaraty.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“A prisão foi solicitada dentro do processo do Brasil para que ele [Oswaldo Eustáquio] respondesse o processo de extradição preso”, disse Vasconcellos.
Moraes determinou a prisão do jornalista ao acusá-lo de não cumprir suas ordens e continuar utilizando redes sociais. Apesar disso, a defesa de Eustáquio destacou que ele não está “descumprindo” nenhuma ordem, pois “não está usando redes sociais no Brasil”.
Recentemente, em 6 de fevereiro, Eustáquio teve uma audiência cancelada pela Justiça da Espanha. Essa mesma audiência foi realizada também na quarta-feira. O jornalista classificou como uma “boa audiência”, pois teve a “oportunidade de expor a perseguição política que vem sofrendo desde 2020″.
Eustáquio foi citado para responder com base no artigo 12 da Lei Espanhola. Conforme esse artigo, o juiz poderia determinar a prisão, mantê-la, conceder liberdade ou impor restrições à liberdade do acusado. No caso de Oswaldo Eustáquio, ele foi liberado sem a aplicação de nenhuma medida cautelar.
A defesa do jornalista também entrou com uma petição para que o processo de extradição seja paralisado até que se julgue o expediente de asilo político.
Eustáquio obteve decisões importantes
Ao longo desse período, Eustáquio obteve decisões importantes. Entre elas, a rejeição de três pedidos de prisão preventiva no Paraguai. Além disso, a Interpol se recusou a incluir seu nome na lista vermelha, reconhecendo-o como um perseguido político.
Leia também: “Deputados apelam às autoridades da Espanha para barrar extradição de Oswaldo Eustáquio“
O jornalista mantém um pedido de asilo político em trâmite no país. Isso reforça a alegação de que não há motivos para restringir sua liberdade. Com residência fixa em Madri, ele não representa risco de fuga.
O advogado Ricardo Vasconcellos, responsável pela defesa de Eustáquio, afirmou que seu cliente “não é condenado a nenhuma pena no Brasil, como afirma a imprensa”. “Sequer há processo penal em curso contra [Oswaldo], o que se mostra clara perseguição política e sem fundamentos jurídicos para a medida de restrição de sua liberdade e continuidade de um processo de extradição”, disse o jurista.
Oswaldo Eustáquio é considerado foragido pela Justiça brasileira
Em outubro do ano passado, Moraes solicitou a extradição de Eustáquio. O jornalista é considerado foragido pela Justiça brasileira.
Para uma extradição ser concedida pelo sistema jurídico internacional, é necessário que essa condição seja atendida.
O fim desse nazi-narco-quadrilheiro está chegando ao fim. Ele será usado como exemplo mundial de como o governo americano pode enquadrar e punir qualquer criminoso em qualquer lugar do planeta. O deboche, risinhos de puta e discursos dos demais ministros, que são da mesma laia do careca, alguns até piores, vão acabar a medida que as punições estiverem chegando, e vão chegar. O careca não termina esse ano como ministro do supremo, assim que começarem as puniões todo o distema corrupto e mafioso do deep state bananeiro irá recuar e soltar a mão do psicopata…. A derrota da KAMALA foi a salvação do mundo.
A QUEDA DO DITADOR SKINHEAD NAZISTA TOGADO ESTÁ SÓ COMEÇANDO!!!…
A justiça de outros lugares do mundo não precisa compactuar com os desmandos e autoritarismo de um xerife boçal.
Tá na hora de todo esse pesadelo acabar.
FORA LLULLADRÃO.
ABAIXO O S.T.F. e todos os seus integrantes.
VAMOS COMERÇAR TUDO DE NOVO, AGORA.
Que Temer vá para o sétimo inferno de Dante, por ter dado a Brasil o Simão Bacamarte, não contente em não seguir a constituição brasileira agora quer descumprir a do mundo inteiro.
Estamos esperando o careca se ferrar
A Xandoca está em declínio
Quem deveria estar preso por abuso é esse juiz