Alexandre Kalil (PSD) anunciou nesta sexta-feira, 25, a renúncia como prefeito de Belo Horizonte para concorrer neste ano ao governo de Minas Gerais. O político comunicou a saída em discurso na sede da Prefeitura e depois confirmou a decisão em pronunciamento nas redes sociais.
O anúncio acontece no dia do aniversário de 63 anos do agora ex-prefeito. Para efetivar a renúncia, no entanto, Kalil deve enviar uma carta à Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte. O vice, Fuad Noman (PSD), vai assumir a administração da capital mineira até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2024.
A renúncia de Kalil acontece oito dias antes do prazo-limite estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Pela legislação, políticos com mandato em andamento têm até o dia 2 de abril para abrir mão dos cargos e poder se candidatar nas eleições deste ano.
“Sou pré-candidato ao governo de Minas Gerais”, disse Kalil, nas redes sociais. “Então quero dizer ao povo de Belo Horizonte: muito obrigado, gente. Foi bacana ‘pra burro’ ser prefeito dessa cidade por cinco anos e 84 dias”, acrescentou.
Tô chegando, Minas Gerais 🔺
— Alexandre Kalil (@alexandrekalil) March 25, 2022
Ex-presidente do Atlético-MG entre 2008 e 2014, Kalil foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016, na época ainda como filiado ao PHS, hoje Podemos. Quatro anos mais tarde, foi reeleito em primeiro turno, com quase 65% dos votos, já representando o PSD.
A expectativa é que Alexandre Kalil protagonize embate nas urnas com o atual governador, Romeu Zema (Novo), com quem vem trocando farpas políticas já há algum tempo.
No pronunciamento de despedida como prefeito, Kalil já direcionou ofensiva contra Zema, especificamente em crítica à relação política do governador mineiro com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).
“Nós somos, por essência, gente humilde, mas não lambe-botas. Presidente da República não me manda tirar máscara. Presidente da República tem que trazer investimento para este Estado. Este governo flácido que abandonou as estradas, que abandonou a saúde, que abandonou tudo. Isso acabou”, comentou Kalil, em vídeo no Instagram.
Na última quarta-feira, o ex-presidente Lula (PT) afirmou em entrevista à rádio Super 91,7 FM que espera contar com o alinhamento do ex-prefeito de Belo Horizonte para “uma chapa muito forte em Minas Gerais”.
Kalixo. Esse imbecil jamais sera Governador.
Belo Horizonte ficou livre dessa figura asquerosa. Que não volte nunca mais.
Ti a merda, Kalil! Só um acéfalo para acreditar no personagem que vc tenta vender. Mas, eu me lembro dos seus ensaios para tiranete durante a pandemia; lembro da sua postura infeliz quando belo horizontinos morriam ou ficavam desabrigados pelas chuvas; lembro das suas bravatas demagogas em todos os assuntos que tratavam do transporte publico da Capital … Se não bastasse tudo isso, ainda tem o fato de você estar flertando com um certo ladrão de nove dedos…
ESTE VAGABUNDO VAI APANHAR QUE NEM BODE NA HORTA AQUI EM MINAS, QUEM VAI VOTAR NESTE LADRÃO ORDINARIO
O cúmulo da arrogância!! Não bastasse isso, muito provavelmente será parceiro do grande líder do quadrilhão.
O TAMANHO DO DESCARAMENTO, NÃO TEM LIMITES, ELE ACHA QUE O POVO ESQUECEU DAS ATROCIDADES COMETIDA POR ELE NA PANDEMIA.
TA NA HORA DE DAR O TROCO…..QUE NÃO CONSIGA.
O infeliz tem cara de quem pertence ao Daesh ou ao Hezbolah, kkkkkkkkk
Ei, Bostil, aproveite a licença e vá pra puta que o pariu, maldito desgraçado! Você tem cara do satanás.
DEUS NOS LIVRE.
Mais um traste da política nacional.
Kalil bufão. Zema está sendo a grande estrela entre os governadores do Brasil. Zema representa a figura do mineiro. Grande governo.
Que os mineiros tenham bom senso e mantenham Zema por mais um mandato. Zema é honesto, competente e tem postura. Depois dos bandidos com Aécio e Pimentel, Zema mostrou que não precisa roubar para governar.
É comparar burro com cavalo.
Zema nele!!!
Tranca rua vai ser candidato também aqui em MG ?
O trem bom é o do Zema !