Lei proíbe estabelecimentos de oferecer ovos crus para consumo

Portaria determina que ovos cozidos devem ser fervidos por 7 minutos e ovos fritos devem apresentar a gema dura
-Publicidade-
Está proibido consumir ovo com gema mole
Está proibido consumir ovo com gema mole | Ilustração: Lézio Júnior

A Revista Oeste lamenta informar, mas os paulistanos apreciadores de ovos com gema mole terão de reeducar o paladar — pelo menos se não quiserem cometer uma grave infração.

Em São Paulo, a Câmara Municipal sancionou uma lei que proíbe o cidadão de preparar e consumir ovos crus ou mal cozidos. Para ser mais específico, a lei determina que os ovos cozidos devem ser fervidos por 7 minutos e os ovos fritos devem apresentar a gema dura.

Os paulistanos podem se perguntar: certo, mas quem vai fiscalizar os potenciais criminosos que preparam ovos com gema mole? Além disso, quem define a linha entre a gema dura e mole? Como ter certeza de que o ovo ficará realmente cozido após 7 minutos fervendo?

-Publicidade-

Ninguém tem as respostas para essas perguntas.

Se não fosse o Estado, quem proibiria o cidadão de consumir ovo com gema mole?

Leis Absurdas do Brasil

Segundo o economista André Costa, autor do livro Leis Absurdas do Brasil (LVM Editora), existem 180 mil normas vigentes no país. “O Brasil já editou e publicou, desde a Constituição Federal de 1988, mais de 5,4 milhões de textos normativos”, afirmou. “São 769 normas por dia útil.” Ou seja, uma a cada dois minutos.

O economista divulga esses projetos absurdos nas redes sociais desde 2016. Por sugestão do cientista político Adriano Gianturco, professor do Ibmec, ele reuniu no livro os 51 mais esdrúxulos. Em entrevista concedida à Revista Oeste, Costa argumenta que a maioria dessas leis mistura desconhecimento econômico e má-fé.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários

  1. Esta lei existe no Espírito Santo, e é muito antiga. Não adianta implorar por um ovo frito com gema mole, você sempre irá ouvir que é proibido!

  2. É por causa da probabilidade de infecção por salmonela. Mas eu coloco os meus ovos numa solução alcalina antes de usá-los. Os das minhas galinhas, bem entendido.

  3. Isso me lembra um colega cujo avô tinha uma padaria em São João da Ponte que não servia pão doce com manteiga de jeito nenhum; não combina, dizia…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro