Na sexta-feira 19, os peritos Reginaldo Tirotti e Jacqueline Tirotti concluíram a perícia dos videos que mostram o padre Júlio Lancellotti se masturbando para um adolescente. O documento foi divulgado ao público no sábado 20, depois das reportagens de Oeste sobre o escândalo. As cenas foram gravadas em 2019.
Ao longo de 81 páginas, os peritos analisaram o estado de conservação dos arquivos, observaram cada frame dos filmes, realizaram os exames prosopográficos (técnica que identifica as características faciais), inspecionaram os áudios e comprovaram sua integridade.
Parecer Técnico Audiovisual – Padre Júlio Lancellotti [Concluído] by Revista Oeste on Scribd
Leia a conclusão da perícia dos vídeos de Júlio Lancellotti
“Os frames não apresentam indícios de montagem ou inteligência artificial. Os frames demonstram gravação de tela, em um primeiro momento de uma conversa por videochamada, e posterior visualização de gravações, com bloqueios de tela e notificações aparentes.
Na análise dos frames, os peritos identificaram prints da tela e notificação de problemas com o áudio de quem gravava a ligação. Ademais, as notificações podem ser interpretadas como índices de autenticidade — significa que, dificilmente, uma pessoa que estivesse forjando um vídeo colocaria essas notificações — conferindo naturalidade à gravação.
Os frames foram examinados através do filtro ‘ELA’, não sendo identificado indícios de alteração.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Quanto à análise prosopográfica, os peritos identificaram vincos no lóbulo auricular correspondentes, marcas de expressão correspondentes, contorno facial, nariz, sobrancelhas. Ademais, os óculos utilizados também correspondem. Sendo assim, conforme as convergências, o indivíduo que aparece no vídeo pode ser identificado como sendo padre Júlio Lancellotti.
Ademais, quanto ao ambiente que se passa o vídeo questionado, foi possível identificar semelhança com o ambiente, em especial, a porta. A mobília e acessórios correspondem ao vislumbrado em lives e fotos das redes sociais de Lancellotti, conforme demonstrado.
Leia também: “Rubinho Nunes se manifesta sobre Júlio Lancellotti”
Quanto à possibilidade de serem coincidências, não sendo simples de serem encontrados, como uma porta de madeira maciça. A combinação desses acessórios corrobora com a identificação, bem como afasta a incidência de utilização de inteligência artificial.
Diante de todas as convergências encontradas, bem como a ausência de vestígios decorrentes de alterações, os peritos concluem pela veracidade do vídeo questionado e a identificação de padre Júlio Lancellotti como sujeito do vídeo.”
Evidências pontuam que nessa loteria de pedofilia há muitos lances e também lotes.
O patecer técnico não está mais disponível.