Recurso tenta derrubar decisão do STJ que liberou o presidente de divulgar os resultados
O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski foi escolhido como relator da ação que pede acesso aos resultados dos exames de coronavírus feitos pelo presidente Jair Bolsonaro.
Lewandowski vai analisar a solicitação feita pelo jornal O Estado de S.Paulo e as sucessivas decisões judiciais tomadas por instâncias inferiores.
O jornal recorreu ao STF pedindo a suspensão de decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, que desobrigou Bolsonaro a mostrar os resultados.
A expectativa, segundo o portal G1, é que a decisão seja tomada entre hoje e amanhã.
No recurso ao STF, o jornal disse que “inexiste liberdade de imprensa se não for desimpedida a colheita, obtenção e o recebimento de informações e documentos de interesse público pelos jornalistas”.
Por questões de princípios vamos aos fatos. Não é violação de privacidade quando o próprio presidente declara em alto e bom som que seus exames foram negativos.Por privacidade resguardada ele não declararia. O que se pede agora é apenas a comprovação do que foi dito. Teoricamente todos já sabemos que deu negativo a não ser que ele mentiu. Se mentiu é muito grave. Um líder parede a credibilidade e deixa órfãos milhares de seguidores que desconfiarão de tudo que ele disser. Quem acredita em mentiroso? Cúmplice? Ignorantes? Será o início do fim
O direito á privacidade é inviolável, e a liberdade de imprensa jamais pode se sobrepor a ele, ou passaremos a ter nossas intimidades devassadas por uma imprensa inescrupulosa, anti-ética e calhorda, que é o que temos hoje no Brasil.
Se for autorizada a informação, vou pedir para abrir sigilo de exame de fezes cerebrais dos ministros do STF.
Desde já coloco a “seriedade” desse “sorteio”. Está na cara qual será a decisão do verme. Ou alguém que tenha um pingo de discernimento irá dizer que o “ministro” é uma pessoa isenta? Vai mais uma vez atropelar o direito de privacidade a que todos tem direito. Celebrem, petralhas, psolistas, psdebistas e pcdobistas. Se eu sou o Presidente não entrego. E dane-se o “stf”.
Se for autorizada a informação, vou pedir para abrir sigilo de exame de fezes cerebrais dos ministros do STF.