publicidade
Política

Liberais e conservadores querem descentralização de poder, diz Constantino

Economista participou do programa Opinião no Ar, da RedeTV!

Foto: Reprodução/YouTube

O economista Rodrigo Constantino disse nesta quinta-feira, 21, em entrevista ao programa Opinião no Ar, da RedeTV!, que conservadores e liberais possuem visões de mundo distintas das apregoadas pelos intelectuais de esquerda, mais voltadas a pautas coletivistas.

“O liberal, assim como o conservador, quer atuação limitada do Estado, quer descentralização de poder”, explicou o colunista da Revista Oeste. “O foco está no indivíduo, e não em abstrações coletivistas, que servem como um manto para esconder as pretensões particulares de projetos de controle.”

Receba nossas atualizações

Constantino, que lançou neste ano o livro Pensadores da Liberdade, argumenta que os adeptos do liberalismo respeitam as instituições que contribuíram para o desenvolvimento da civilização. “Não dá para brincar de fazer revolução e tábula rasa de tudo aquilo que herdamos”, asseverou.

Leia também: “Um governo liberal agiria diferente”, entrevista com Helio Beltrão publicada na Edição 79 da Revista Oeste

Segundo o colunista de Oeste, os modelos econômicos estatizantes não levam em consideração que seus mecanismos de incentivo são nocivos. “Muitas vezes, essas medidas fazem com que as pessoas e as empresas se acomodem, não tenham a mesma dinâmica do setor privado”, observou.

Constantino argumenta que a Constituição Federal de 1988 é eivada de mentalidade estatizante. “Essa ideia não funcionou em lugar nenhum no mundo, não apenas no Brasil”, afirmou. “Não funcionou porque o ser humano é o mesmo de sempre: reage aos incentivos.”

Conforme avalia o economista, os princípios federalistas, que dão maior autonomia aos Estados na criação das leis e na gestão dos recursos públicos, são mais eficientes que os ideais centralizadores. “É necessário delegar mais poderes aos indivíduos e tirar o poder de Brasília”, concluiu.

Leia mais: “O Estado é o maior causador de desigualdades”, entrevista com Renata Barreto publicada na Edição 81 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade