O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fez críticas à condução dos trabalhos da CPI da Covid instalada no Senado Federal com o objetivo de apurar as ações do governo na pandemia de covid-19. Segundo o parlamentar, a comissão não deve trazer nenhum resultado concreto.
“Neste momento, a CPI é um erro. A guerra está no meio. Como é que você vai apurar crime de guerra no meio da guerra? Como vai dizer qual é o certo? Até dois meses atrás, o Chile era a nossa referência. Como está hoje? Por que está desse jeito se já vacinou 60%, 70%? No combate à pandemia, não tem receita de bolo pronta. Você não sabe qual variante [predomina], se fica ou sai de lockdown. A CPI polarizou politicamente e não vai trazer efeito algum, a não ser que pegue alguma coisa”, afirmou Lira em entrevista ao jornal O Globo.
Leia mais: “Bolsonaro defende voto auditável e afirma que Lula só volta ‘na fraude’”
Indagado se há condições políticas para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, o deputado descartou essa possibilidade. “Não é por aí. A minha função no impeachment é de neutralidade. Não sou eu que faço o impeachment. Você quer dizer que o presidente Bolsonaro não tem voto na Câmara para segurar um pedido de impeachment? Que ele não tem base de apoio popular para se contrapor a um pedido de impeachment? Então, o que é que estão querendo? Que eu desorganize o país, que eu comece uma conflagração de 122 votos que querem contra 347 que não querem? Vocês querem testar? O que a população quer é testar? Acha que é o caminho? Vamos testar. O que eu estou dizendo é que o impeachment é feito com circunstâncias, com uma política fiscal desorganizada, uma política econômica troncha. O impeachment é político”, disse.
Para o presidente da Câmara, “falta circunstância” para a aprovação do impeachment de Bolsonaro. “Falta um conjunto de coisas. Enquanto a economia estiver em crescimento… Veja bem, não estou faltando com respeito a nenhuma vítima [da covid-19]. 499 mil, 501 mil, são todas significativas como uma vida. Pelo amor de Deus! O que estou dizendo é que o impeachment não é feito só disso.”
Leia também: “‘Não deixam’ Bolsonaro governar, diz presidente do Superior Tribunal Militar”
Se houvesse um Estado de Direito, eu diria que essa CPI terminaria com presidente, vice-presidente e relator presos. Mas não é o que há. Mesmo que a perseguição política na CPI não resulte em punições, está havendo um premeditado assassinato de reputações e uma absurda negação de direitos constitucionais à pessoas que de alguma forma tiveram seus nomes associados ao do Presidente da República, que é o verdadeiro alvo de tudo isso. A ideia por trás, como sempre foi, é tentar igualar o governo conservador e o seu chefe com a quadrilha que tenta voltar ao poder depois de ter sido pega “depenando” o país. Integrantes dessa quadrilha ainda detém muito poder, como podemos perceber. Desde o início deste governo, essa facção tenta convencer que um é seis e o outro é meia dúzia, e por isso tanto faz. Mas isso, todo mundo sabe que não é verdade. Nunca antes na história desse país (e do mundo), uma facção clepto-político-partidária cometeu tantos crimes quanto essa que quer retornar ao governo federal.
Afastamento do Presidente? Só rindo mesmo.
Essa turminha que quer o Lula em 2022 sem o Presidente no páreo, vai quebrar a cara e ver Lula derrotado por ele no 1º turno com uma margem vergonhosa.
Por isso as pesquisas de intenção ridículas e o pé firme nas urnas não auditáveis, querem ver se não dá para “darem um jeitinho” já que sabem que por via democrática estão no fundo do poço. Não dá mais para enganar o povo.
Sim por isso precisamos do voto impresso e auditavel se não eles vão sim tentar fraudar.
Já viu que a midia podre, a esquerda não se manifestão em relaçao a isto kkkkkk só silencio da até medo.o Barrinho já esta com o resultado pronto das eleições kkkkkk aquele papelzinho que ele sai da salinha secreta e vem divulgar o resultado domingo a noite sabe.
Há lucidez no comando do jardim de infância do congresso. Ainda bem que Lira tem os olhos abertos para a realidade dos fatos.
Só existe impeachment se o povo estiver nas ruas pedindo, o que se vê hoje é o povo nas ruas apoiando o Presidente.
Rodrigo Maia, o conspirador da República Federativa do Brasil, atrasou o País e impediu o crescimento e a geração de empregos no País, para satisfazer seus anseios pessoais, como o acordo que fez com a Esquerda criminosa, que tenta a todo custo o Poder, sem poder ou ter povo para isso, querem governar pelo STF por ações de minorias, ou por Partidos que perderam no voto, e a Esquerda tenta governar por Ministros ideologicamente indicado pelo Ladrão Lula, que é um bandido da pior espécie, comandante de uma organização criminosa. O STF, comparsa de LULA pode ter aberto espaço para ele ser candidato, MAS não tirou o LULA de ser o bandido que é, um escárnio e um esgoto ambulante sem poder, sem escrúpulos. Quem indicou LULA candidato foi o STF e não o povo. Quem votar em LULA é porque concorda com o STF, em sua maioria, ideológicos fazendo o jogo e agradecendo a indicação que receberam. O BRASIL LUTARÁ POR PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS e NÃO ABRIRÁ MÃO DA LEGALIDADE E DA LIBERDADE!
Sempre em cima do muro, sempre na neutralidade. Mas menos pior que o Botafogo, que inclusive ninguém lembra mais quem é.
Parabéns ao Lira pela serenidade e seriedade.
O Lira esqueceu de falar que o Bolsonaro não é responsável por nenhuma morte os responsáveis são os negacionistas do protocolo de Porto Seguro (tratamento precoce) , se todos tivessem seguido o protocolo da Dra Raissa teríamos salvado 250 mil pessoas no Brasil, portanto a Globo a esquerda e uma parte da mídia são os verdadeiros genocidas.
Impeachment sem crime? Estão com saudades do mensalão, petrolão e quadrilhão? Aguardem a eleição e votem nessa turma golpistas!!
Obvio, é vergonhoso para aquela casa o que estamos assistindo né Cajuru!!! 2 coronés sujos cheio de precessos inclusive de desvio a Saúde kkkk querendo de qualquer forma e a qualquer custo responsabilizar o gov federal e o presidente pelas mortes do virus chines e esquecem que as açoes contra pandemia por ordem do STF passou a governadores e prefeitos que deitaram e rolaram com o dinheiro destinado ao combate. Realmentre é o poste mijando no cahorro.
Depois do vagabundo falar para o Terra sobre “AICEMBERGUI” coloquei o video do Chaves para assistir.
O bumbum do Renan tem algum problema, deve ser comichão. Talvez precise do Alexandre Frota.
Dadas as circunstâncias, devo admitir que Lira está se saindo muito melhor, ATÉ AQUI, do que originalmente esperado. Que continue assim ao invés de entrar na fogueira de vaidades que derrubou o Nhonho.
O Nonhô foi um verdadeiro fracasso, não pensou no Brasil quando não colocou como prioridade s as reformas necessárias para o país. Tomara cair no ostracismo. Não queremos políticos assim.