Lira desobriga uso de máscara nas dependências da Câmara

Continua em vigor a exigência de apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19
-Publicidade-
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira | Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

O uso de máscara não é mais obrigatório na Câmara dos Deputados. O ato desobrigando a utilização do equipamento de proteção foi publicado nesta quarta-feira, 16, e é assinado pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

A medida é uma consequência do decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que, desde a semana passada, não obriga o uso de máscara em locais fechados.

-Publicidade-

O governador informou que o avanço na vacinação e a redução do número de casos de covid-19 permitiram o relaxamento da medida sanitária.

Apesar da dispensa do uso de máscara na Câmara, continua em vigor a exigência de apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.

As sessões seguem no regime semipresencial, com os parlamentares autorizados a votarem sem precisar ir a Brasília. Lira prorrogou o modelo na semana passada, sob a justificativa de preservar a saúde de parlamentares e servidores.

Deputados afirmam que, na verdade, a prorrogação busca facilitar as negociações políticas em meio à janela partidária e ajudar no ambiente de pré-campanha eleitoral. Nesse modelo, os parlamentares podem permanecer em suas bases e manter a presença nas sessões.

Na segunda-feira 14, foi a vez de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), assinar um ato liberando o uso de máscara. Na Casa, continua obrigatória, no entanto, a medição de temperatura.

A decisão de Pacheco não alterou o formato das sessões, que permanecem semipresenciais. Os senadores podem optar por comparecer ou participar remotamente.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.