O prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) aparece isolado na primeira colocação no mais recente levantamento do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de Vitória. O instituto divulgou material de intenções de votos para a capital capixaba na manhã desta segunda-feira, 26.
De acordo com a pesquisa, Pazolini contabiliza 50,9% no cenário estimulado, quando os nomes de todos os candidatos foram apresentados aos entrevistados. Situação que o faria ser reeleito já no primeiro turno, uma vez que para isso é necessário ter 50% dos votos válidos e mais um.
O atual chefe do Poder Executivo de Vitória ainda registra outros dois indicadores positivos. No cenário espontâneo, quando não há uma lista prévia descrita aos entrevistados, ele aparece com 27,5% — também na liderança isolada. Além disso, segundo o levantamento, 75,6% disseram aprovar a atual gestão vitoriense.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A equipe do Paraná Pesquisas ainda perguntou: “A administração do Prefeito Lorenzo Pazolini está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?”. Para a indagação, 38% disseram boa, enquanto 24,8% escolheram a opção ótima. Regular foi a resposta dada por 22,5%. Péssima, 6,9%, e ruim, 6,6% surgem na sequência. Por fim, 1,3% do público consultado não soube ou não quis participar.
Cenários com Lorenzo Pazolini na liderança isolada na disputa pela Prefeitura de Vitória
Confira, abaixo, os cenários estimulado e espontâneo em relação às intenções de voto para a Prefeitura de Vitória. De acordo com o Paraná Pesquisas, Lorenzo Pazolini está isolado na primeira colocação em ambas as configurações:
- Estimulado
Lorenzo Pazolini (Republicanos) — 50,9%;
João Coser (PT) — 16,3%;
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) — 8,6%;
Camila Valadão (Psol) — 7,6%;
Assumção (PL) — 5,3%; e
Du (Avante) — 0,5%.
Nenhum/branco/nulo: 6,1%. Não sabe ou não respondeu: 4,8%.
- Espontâneo
Lorenzo Pazolini (Republicanos) — 27,5%;
João Coser (PT) — 6,1%;
Camila Valadão (Psol) — 2,5%;
Assumção (PL) — 1,6%;
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) — 1,4%; e
Outros nomes citados — 1%.
Nenhum/branco/nulo: 5,6%. Não sabe ou não respondeu: 54,3%.
Estatísticas do levantamento
Para mapear as intenções de voto para a Prefeitura de Vitória, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou 800 eleitores em potencial. As entrevistas nesse sentido ocorreram de 22 a 25 de agosto.
Leia mais:
Conforme o instituto, a margem de erro do levantamento é de 3,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, a empresa responsável alega que o nível de confiança do material é de 95%.
O Paraná Pesquisas informa, por fim, que registrou o levantamento no Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o instituto, ES-00851/2024 é o protocolo de acompanhamento.
Leia também: “Partido representa?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 223 da Revista Oeste